CEBB inicia negociações da Campanha Nacional 2024 com o Banco do Brasil

28/06/2024

Banco do Brasil
CEBB inicia negociações da Campanha Nacional 2024 com o Banco do Brasil

A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) se reuniu com a direção do banco, na tarde desta quinta-feira, 27, para iniciar as negociações da Campanha Nacional 2024, visando a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).  Na reunião, foi estabelecido o calendário de negociações.

Fernanda Lopes, funcionária do BB e coordenadora da CEBB, reforçou a necessidade de avanços em relação ao programa Performa, uma modificação no formato de cálculo do teto de três salários da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), e a situação dos bancos incorporados, cujos problemas se arrastam há anos. Ela enfatizou também que “muitos funcionários desses bancos se sentem discriminados e não pertencentes, e que é necessário resolver essas questões”.

Rogério Tavares, secretário-geral do Sindicato, que representou o funcionalismo de todo o país ao apontar para o banco as prioridades desta Campanha Nacional, também falou sobre o Performa. "Desde o golpe na presidenta Dilma, o BB sofreu um processo de sucateamento para ser privatizado. O Performa faz parte desse processo e atingiu o salário e o encarreiramento do funcionalismo. Deixamos claro aos representantes do banco que, nessa Campanha, precisamos corrigir isso", afirmou.

O representante explicou que, no intuito de privatizar o banco, o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, reduziu salários e despesas operacionais, prejudicando o encarreiramento. "As pessoas, agora, ao serem promovidas, têm salários menores do que tinham antes da implantação do programa. Isso fez com que muitos funcionários não se interessassem em ter ascensão, porque não compensa", destacou Rogério.

Na reunião, também foram abordadas questões relacionadas a metas e ao adoecimento mental dos funcionários. Além disso, os representantes dos funcionários ressaltaram a importância de olhar com cuidado para os caixas, que são um grupamento muito importante dentro do banco, e para as recentes terceirizações.

Veja o calendário de negociações: 

Julho
03/07 – Emprego
12/07 – Cláusulas sociais
19/07 – Igualdade de Oportunidades
26/07 – Saúde e condições de trabalho

Agosto
07/08 – Saúde e condições de trabalho
14/08 – Cláusulas econômicas

Outras notícias