#JuntosPorInclusão: Comando Nacional e Fenaban negociam sobre PCDs e neurodivergentes nesta quinta, 18
17/07/2024
Notícias![#JuntosPorInclusão: Comando Nacional e Fenaban negociam sobre PCDs e neurodivergentes nesta quinta, 18](https://site-bancariosbh.s3.amazonaws.com/uploads/8455/895_504_negociacaoinclusaosite-17jul_0ea0c9d77a7f2533995540e7f342f2de.jpeg?v=20240717174100)
A quarta rodada de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ocorre nesta quinta-feira, 18, em São Paulo. Desta vez, o foco será em políticas de inclusão e promoção do respeito às pessoas com deficiência (PCDs) e neurodivergentes no setor financeiro. No mesmo horário, de 9h às 11h, será realizado um tuitaço com a hashtag #JuntosPorInclusão
Segundo o IBGE, apenas 26,6% das pessoas com deficiência encontram espaço no mercado de trabalho. Na categoria bancária, apenas 4% dos contratados são PCDs, cerca de 17 mil trabalhadores. Destes, 37% estão nos bancos públicos e 63% em bancos privados. As deficiências físicas representam 56% do total, 21% com deficiência visual, auditiva 10% e mental 2%.
A mesa desta quinta deverá tratar especificamente, também, da neurodiversidade, termo que se refere à diversidade de habilidades cognitivas e funcionamento mental entre as pessoas. Essas diferenças podem incluir autismo, TDAH, dislexia, entre outras.
“Queremos que os bancos sejam protagonistas na inclusão de PCDs e neurodivergentes no mercado de trabalho, assim como proporcionem um ambiente de trabalho digno, com respeito e acolhimento à diversidade”, apontou Ramon Peres, presidente do Sindicato, que integra o Comando Nacional e participa das negociações.
A pauta de reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários 2024 conta com vários artigos que buscam promover os direitos de PCDs desde a contratação, com “plena inclusão dos(as) trabalhadores(as) com deficiências no mercado de trabalho, combatendo o capacitismo e a discriminação”.
A categoria cobra, também, a promoção de cursos de formação profissional quando necessário, curso de Libras para, pelo menos, um empregado por unidade, adequação do ambiente de trabalho e a constituição de uma comissão bipartite para deliberar sobre a contratação de PCDs. As reivindicações incluem, ainda, financiamento de veículo a empregados com deficiência e direito a abono de faltas em situações específicas.
Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com SP Bancários