Nesta segunda-feira, 5, o movimento sindical promoveu um Dia Nacional de Luta por avanços nas negociações com a CAIXA. O Sindicato realizou um ato em frente a agência Século (0084), no Centro de Belo Horizonte, e reforçou a necessidade de mais atenção à saúde mental dos trabalhadores. O dia também foi marcado pela reabertura das Gerências Regionais de Pessoas (Gipes).
"A CAIXA está com um saldo negativo de empregados e isso sobrecarrega as bancárias e bancários, que precisam se desdobrar para atender a população e para alcançar as metas cada vez mais exorbitantes. Esse cenário é extremamente prejudicial aos trabalhadores, que ficam adoecidos, e ao atendimento social do banco, que acaba ficando de lado", afirmou Nery Gomes.
Além das reivindicações acerca da saúde mental das empregadas e empregados, os representantes dos trabalhadores ressaltaram que a retirada do teto de gastos da CAIXA com a saúde, definido no estatuto do banco em 6,5% da folha de pagamentos, também é uma prioridade.
Retorno das Gipes
Após intensas negociações com o banco, o movimento sindical conquistou o retorno das Gipes, que são essenciais para a melhoria do atendimento aos usuários e da rede credenciada do Saúde Caixa. Em Belo Horizonte, a Gipes fica no prédio da rua Tupinambás, no Centro. Nas localidades em que não há Gipes, serão implementadas as Representações Regionais de Pessoas (Repes).
Nesta segunda-feira, foi entregue um ofício ao novo gerente da Gipes, Ricardo Lopes Broto, solicitando o agendamento de uma reunião entre representantes dos trabalhadores e a atual gerência. Participaram Eliana Brasil, diretora do Sindicato e da Contraf-CUT, Bianca Lourenço, diretora do Sindicato e da Fetrafi-MG, Cardoso, representando a Fenae e os diretores do Sindicato Nery Gomes e Umberto Gil.
"Apesar dos diversos avanços que ainda são necessários para que as empregadas e empregados da CAIXA tenham saúde e condições dignas de trabalho, hoje é um dia de vitória! O retorno das Gipes aconteceu depois de muita reivindicação do movimento sindical e seguiremos trabalhando por mais melhorias", destacou Eliana Brasil.