Queremos proposta decente: bancários pressionam bancos pelas redes sociais
13/08/2024
Notícias
Nesta terça-feira, 13, das 9h às 11h, bancárias e bancários de todo o país promoveram mais um tuitaço (na rede X) e ocuparam as redes sociais com publicações cobrando uma proposta decente da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A hashtag utilizada foi #JuntosPorValorização
A mobilização figurou entre os quatro assuntos mais comentados do momento e ocorre paralelamente à sétima rodada de negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2024. Mais informações sobre a mesa desta terça-feira, 13, serão divulgadas após o término das discussões.
Os trabalhadores levaram para as negociações reivindicações sobre:
- Aumento real nos salários, melhorias na PLR e demais remunerações, incluindo vale refeição e alimentação (VA/VR), auxílio babá e auxílio creche.
- Emprego decente e fim das terceirizações
- Fim do modelo de gestão por metas exageradas nos bancos, que está atrelado ao alto índice de adoecimento mental na categoria.
- Igualdade de oportunidades, para que mulheres, negros, pessoas com deficiência (PCDs) e LGBTQIA+ não sejam discriminados quanto aos salários e tenham garantia de ascensão profissional
- Adequação do ambiente de trabalho para garantir a permanência de PCDs
- Atenção aos pais de crianças com deficiência, para que tenham maior suporte das empresas
- Propostas de incentivo e contratação às mulheres nas áreas de Tecnologia da Informação (TI)
Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT