Banco do Brasil apresenta respostas insatisfatórias às reivindicações dos funcionários

14/08/2024

Notícias
Banco do Brasil apresenta respostas insatisfatórias às reivindicações dos funcionários

Nesta quarta-feira, 14, em São Paulo, o Banco do Brasil apresentou respostas a algumas das reivindicações da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) durante a sétima rodada de negociação específica da Campanha Nacional 2024. No entanto, as respostas geraram grandes frustrações por serem consideradas insatisfatórias.

Um dos pontos centrais discutidos foi o assédio moral e a desconexão. O banco propôs a utilização de uma nova ferramenta, chamada Slack, que teria controle de jornada e salvamento de conversas, substituindo o WhatsApp para questões de trabalho, que será proibido.

"Infelizmente, o que o BB apresentou na mesa de hoje é muito pouco perto das expectativas do funcionalismo. Queremos que o Banco ouça nossas reivindicações, especialmente em relação ao Performa e aos caixas. Na próxima reunião, esperamos que sejam trazidas conquistas para essa Campanha Nacional", avaliou Rogério Tavares, Secretário-Geral do Sindicato que integra a CEBB.

Anistia de horas negativas - Outro ponto abordado foi o banco de horas negativas adquiridas durante a pandemia da Covid. O BB sugeriu anistiar as horas de quem tem mais de 60 anos e pais de filhos com deficiência que possuem redução de jornada, além de iniciar um programa de incentivo ao pagamento das horas restantes. A CEBB reforçou o pedido por anistia a todos.

PLR - O banco negou a possibilidade de eliminar o teto existente na PLR, frustrando expectativas dos funcionários. Em relação à revisão de cargos, o BB não deu devolutiva, alegando que a questão ainda está em debate interno.

Performa - A Comissão cobrou retorno sobre o Perfoma, plano de cargos e salários, e sobre as metas impostas aos funcionários e que vêm adoecendo trabalhadores.

Outros pontos – O Banco do Brasil não deu retorno sobre a reposição de funcionários após o desmonte sofrido nos últimos governos, assim como sobre a ampliação da licença parentalidade.

Nova plataforma - Durante a reunião, o BB anunciou que todos os funcionários da rede, agências e escritórios serão migrados para uma nova plataforma digital de concorrência a partir desta quinta-feira, 15, deixando o sistema antigo obsoleto. “Consideramos positiva a migração do TAO para o DIGITAO, pois garante maior transparência nos processos de concorrência e ascensão", afirmou Fernanda Lopes.

A próxima reunião foi marcada para o 22 de agosto, às 15h, em Brasília.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

 

Outras notícias