Sindicato paralisa agências e promove ato, em Contagem, por proposta digna dos bancos

15/08/2024

Notícias
Sindicato paralisa agências e promove ato, em Contagem, por proposta digna dos bancos

O Sindicato foi às ruas, nesta quinta-feira, 15, para cobrar que a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresente uma proposta decente para as cláusulas econômicas e outras reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários 2024. A mobilização contou com colagem de cartazes, ato unificado em frente ao Santander da Praça Silviano Brandão, em Contagem, e paralisação parcial de agências de todos os principais bancos no município da região metropolitana de BH. Veja as fotos abaixo.

Na última mesa de negociações, sobre aumento real nos salários e demais verbas, a Fenaban não apresentou proposta, usando a desculpa de que os bancos estão passando por um momento financeiro difícil devido à alta competitividade no setor. Porém, os lucros exorbitantes demonstram o contrário e revelam o descaso da Fenaban com a categoria.

"Apenas em 2023, o lucro dos bancos brasileiros foi de R$ 145 bilhões, com tendência de crescimento para este ano. Então, não existe justificativa plausível para que a Fenaban recuse um aumento real para a categoria. Os bancos estão muito bem e precisam entender que seus bons resultados vêm do esforço das bancárias e bancários, que precisam ter condições dignas de trabalho", afirmou Ramon Peres, presidente do Sindicato.

Além das cláusulas econômicas, a Fenaban também não apresentou proposta acerca das reivindicações sobre a saúde mental dos trabalhadores, que está sendo afetada por metas inalcançáveis e um ambiente de trabalho estressante. Em mesa sobre o tema, os bancos negaram a correlação entre o adoecimento dos bancários e a pressão para que cumpram resultados.

A próxima mesa de negociações ocorre no dia 20 de agosto, terça-feira, e o Comando Nacional exigiu que a Fenaban apresente respostas. Por mais emprego, saúde e valorização nas cláusulas econômicas!

 

Outras notícias