Terceirização NÃO: Sindicato paralisa agências do Santander contra desrespeito a bancários
22/08/2024
Notícias
Chega de terceirizar e tirar direitos de trabalhadoras e trabalhadores! Nesta quinta-feira, 22 de agosto, ocorre um Dia Nacional de Mobilização contra as contratações fraudulentas que têm ocorrido, principalmente, no Santander. Por isso, o Sindicato paralisou todas as agências do banco em Belo Horizonte até o horário do almoço.
A manifestação ocorre em meio à Campanha Nacional dos Bancários 2024, em que os bancos têm mostrado, de forma geral, seu desrespeito à categoria. Na última rodada de negociação, nesta quarta-feira, 21, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu reajuste de 85% do INPC (inflação), desvalorizando o trabalho árduo de bancárias e bancários.
No Santander, especificamente, milhares de trabalhadores têm sido terceirizados e perdido os direitos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária. O banco tem criado novas empresas e transferido funcionários da noite para o dia. Mesmo continuando com as mesmas funções, eles passam a ter menos direitos, maiores jornadas e menores remunerações.
“Não bastasse o que bancárias e bancários já sofrem com metas abusivas e pressões constantes, o Santander agora atua para retirar direitos já conquistados por meio de fraudes contratuais, que já vêm sendo, inclusive, reconhecidas em alguns processos judiciais. Um banco trilionário, que só vê seus lucros aumentarem, tem tratado seus trabalhadores com total irresponsabilidade e falta de reconhecimento. É um absurdo”, destacou Wagner dos Santos, funcionário do Santander e diretor do Sindicato.
Brutalidade e crueldade em São Paulo
O Santander também mostrou toda sua brutalidade durante as manifestações desta quinta-feira, 22, em São Paulo. O banco chamou a Polícia contra o protestodos trabalhadores, o que desencadeou agressões físicas e muita crueldade. O Sindicato manifesta seu total apoio aos colegas de São Paulo e repudia a atitude violenta do banco contra aqueles que lutam por dignidade e respeito.