Em 2025, o Sindicato esteve junto à categoria para exigir condições dignas de trabalho, mais saúde, emprego e respeito aos direitos de bancárias e bancários. Mesmo sem Campanha Nacional, o aumento real em salários e demais verbas foi assegurado, em setembro, pelo acordo de dois anos, e o movimento sindical seguiu em negociação permanente com os bancos para tratar de diversos temas.
Nas ruas, o Sindicato promoveu dezenas de atos contra demissões, fechamento de agências, terceirizações e outros temas ligados a cada banco. A organização dos trabalhadores levou esses debates, ainda, para a esfera política por meio da realização de inúmeras audiências públicas em nível local e nacional.
“Foi um ano de intenso trabalho, em que reforçamos a atuação do Sindicato em temas importantes e urgentes, sempre atentos às mudanças no setor financeiro. Em 2026, estaremos juntos em mais uma Campanha Nacional que discutirá nosso futuro e a valorização dos trabalhadores. Desejamos a todas e todos um 2026 de muita força e união”, destacou Ramon Peres, presidente do Sindicato.
Confira, abaixo, uma retrospectiva com os principais destaques de 2025:
Carnaval sem Aids e Bloco do Pirulito - O Bloco do Pirulito encheu as ruas de Belo Horizonte e São João del-Rei em mais uma edição do Carnaval sem Aids/ISTs. O bloco uniu diversão e prevenção, promovendo a informação sobre prevenção, diagnóstico e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Apoio permanente à categoria - O Sindicato atendeu, em 2025, centenas de trabalhadoras e trabalhadores em questões diversas, como saúde, afastamentos, dúvidas sobre direitos, orientação no momento do desligamento e ações jurídicas. A entidade também recebeu e apurou muitas denúncias enviadas pela categoria, atuando diretamente nos locais de trabalho para solucionar os problemas relatados.
Sindicato nas ruas - Durante todo o ano, o Sindicato esteve presente nos principais bancos, cobrando o fim das demissões e do fechamento de agências em Belo Horizonte e região. Também foram promovidos atos por condições dignas de trabalho, mais saúde para a categoria e pela redução da taxa de juros (Selic) para que o Brasil possa prosperar.

Conferências e encontros - Mesmo sem Campanha Nacional, em 2025, a categoria realizou encontros e conferências a fim de definir as pautas prioritárias para bancárias e bancários. Em encontros divididos por bancos, foram identificados os principais problemas relacionados ao cotidiano de trabalho, que foram apresentados nas conferências estaduais e, posteriormente, na Conferência Nacional dos Bancários, em agosto, com a participação de representantes de todo o Brasil.

Negociações com os bancos - Durante todo o ano, o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban se reuniram em mesas de negociações para buscar melhores condições de trabalho para a categoria. Os debates envolveram temas como a saúde dos trabalhadores, combate ao assédio, igualdade de oportunidades, entre outros.
IA e novas tecnologias em foco - Uma novidade nas negociações deste ano foi a criação de uma mesa nacional específica, com a Fenaban, para discutir o uso da inteligência artificial nos bancos e seu impacto sobre os trabalhadores. Outro tema que entrou em debate foi a proteção à privacidade de bancárias e bancários e a gestão ética das tecnologias de monitoramento.
Festa das Bancárias e dos Bancários - No dia 16 de agosto, em comemoração ao Dia da Bancária e do Bancário, a categoria se reuniu em uma festa repleta de alegria e integração. O evento aconteceu no Clube Labareda e contou com shows especiais, comida boa e uma energia contagiante que marcou a celebração.

Sindicato cidadão - O fortalecimento da cidadania e da cultura é muito importante para o Sindicato. Por isso, em 2025, a entidade seguiu apoiando peças teatrais e eventos que promovem a inclusão, como a Parada do Orgulho LGBTQIA+, a Parada LGBT Afro e a Parada do Orgulho PCD. O Sindicato apoiou, ainda, a Feira Tamoios, de economia solidária.
Audiências públicas - Em 2025, o Sindicato solicitou e participou de diversas audiências públicas na Câmara Municipal de BH e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, assim como na Câmara dos Deputados em Brasília, para defender a categoria. Entre os temas abordados, estiveram as terceirizações fraudulentas, assédio moral, adoecimento da categoria bancária e fortalecimento dos fundos de pensão.

1° Encontro das Bancárias - Em setembro, o Sindicato promoveu o 1° Encontro das Bancárias de Belo Horizonte e região. Com o objetivo de criar redes de apoio entre as mulheres bancárias, o evento debateu questões como legislação, violência de gênero, desafios no mercado de trabalho e a necessidade de transformar a união feminina em conquistas coletivas.

Corrida das Bancárias e dos Bancários - A 3ª edição da Corrida das Bancárias e dos Bancários movimentou o centro de Belo Horizonte no dia 15 de novembro com muita alegria e alto astral. O evento ocorreu no Parque Municipal e reuniu quase 1.500 atletas em uma manhã voltada para a promoção da saúde e a interação entre a categoria.

Natal de sorrisos - Em 2025, o Sindicato realizou a 5° edição do Natal de Sorrisos com a entrega de presentes pelo Papai Noel na Casa CIC em Belo Horizonte.
