Plenária Virtual debate propostas dos bancos antes da Assembleia
04/09/2024
Notícias
A Plenária Virtual desta quarta-feira, 4, contou com a participação de centenas de bancárias e bancários de BH e região que puderam debater sobre as propostas da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), do Banco do Brasil e da CAIXA na Campanha Nacional. O encontro ocorreu logo antes do início da Assembleia para deliberar sobre as propostas.
Foram apresentados e discutidos os avanços, que já vêm sendo divulgados, nos últimos dias, pelo Sindicato. O presidente do Sindicato, Ramon Peres, a diretora da entidade e da Contraf-CUT, Eliana Brasil, e o Secretário-Geral, Rogério Tavares, que participaram de todas as rodadas de negociações, falaram sobre as propostas da Fenaban, da CAIXA e do BB respectivamente.
“Se fosse pela lucratividade dos bancos, mereceríamos um aumento de 70%. Mas estamos falando do sistema financeiro, de um setor que controla o nosso país. É uma máquina que enfrentamos toda Campanha Nacional e, em todas elas, tentam empurrar perdas aos trabalhadores. Não é fácil negociar com os bancos e conseguimos chegar a uma proposta de aumento real para 2024 e 2025. Por isso, orientamos que bancárias e bancários votem sim”, afirmou Ramon Peres.
Caso seja aprovada a proposta, a categoria terá reajuste de 4,64% nos salários e demais verbas, incluindo VA, VR, auxílio creche/babá e PLR neste ano, com ganho real de 0,7%. Para 2025, o aumento real será de 0,6% para salários e demais verbas. A antecipação da PLR será paga em setembro e a 13ª cesta-alimentação foi antecipada para 1º de outubro.