Sindicato se reúne com relator do PL 434 e aponta riscos para a categoria bancária

18/11/2024

Notícias
Sindicato se reúne com relator do PL 434 e aponta riscos para a categoria bancária

No dia 14 de novembro, o Sindicato se reuniu com o relator do Projeto de Lei (PL) 434/2023, deputado estadual Roberto Andrade (PRD), para discutir os riscos contidos na proposta que visa afrouxar normas de segurança em unidades bancárias. Entre eles, a desobrigação de portas giratórias em locais sem numerário e flexibilização nas regras para proteção de vigilantes.

O encontro foi organizado pelo gabinete da deputada Beatriz Cerqueira (PT), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e o Sindicato foi representado pelo presidente Ramon Peres, pela diretora Mônica Brull e pelo advogado Dr. Leilton Mendes. A entidade também representou todos os sindicatos da base da Fetrafi-MG, que estão unidos nesta mobilização: Cataguases, Divinópolis, Ipatinga, Juiz de Fora, Patos de Minas, Teófilo Otoni e Uberaba.

Na reunião, o relator Rogério Andrade pareceu entender os problemas da proposta e estar sensibilizado diante dos argumentos apresentados pelo Sindicato. O texto está em tramitação na Comissão de Desenvolvimento Econômico da ALMG, que se reúne às terças-feiras, e pode entrar em pauta em breve. Por isso, é importante que todas e todos fiquem atentos.

Desde a apresentação do PL 434 na ALMG, o Sindicato vem alertando parlamentares e a sociedade sobre os prejuízos para bancários e clientes. “Não há justificativa plausível para esta ‘redução de custos operacionais’, a não ser a ganância e a irresponsabilidade com a vida das pessoas. No ano passado, os cinco maiores bancos lucraram mais de R$ 100 bilhões e, em 2024, este número será ainda maior”, destacou a diretora Mônica Brull.

“Esperamos que os deputados que integram a Comissão de Desenvolvimento Econômico não sujem suas mãos de sangue tirando a segurança de bancárias, bancários e clientes. Nossa categoria já sofre, diariamente, com sobrecarga de trabalho, metas abusivas e assédio moral, e não aceitaremos que sua integridade física e mental seja ainda mais ameaçada por lobby e egoísmo de banqueiros”, afirmou Ramon Peres, presidente do Sindicato.

A vida vale mais que o lucro! Faça parte, você também, da pressão sobre os parlamentares contra o PL 434/2023. No site da Assembleia, vote NÃO para o projeto clicando aqui.

 

Outras notícias