Como previsto na Norma Regulamentadora (NR-5), o Itaú realizou, entre os dias 24 e 26 de fevereiro, eleições para instalação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) nas unidades do prédio da avenida João Pinheiro, 195, em Belo Horizonte. O Sindicato acompanhou o processo eleitoral para garantir que as eleições ocorressem de forma justa, transparente e em conformidade com a legislação trabalhista.
Foram inscritos dois candidatos para disputar e o resultado foi que, para membro titular, foi eleito o funcionário Adriano Geraldo da Costa Alves (Câmbio-BH). Como suplente, foi eleita a funcionária Gleiciele Cristina De Souza Dias, da agência 1403-BH João Pinheiro. O mandato será de um ano.
A CIPA é um orgão essencial nas empresas e tem como objetivo principal garantir a segurança e saúde dos trabalhadores no ambiente de trabalho.
Dentre as principais atribuições, os cipeiros eleitos devem ouvir as reivindicações dos bancários e levá-las às reuniões mensais da CIPA e cobrar soluções para essas demandas. Isto inclui casos de assédio sexual e moral, esclarecimentos e conscientização sobre a gravidade das doenças ocupacionais, assim como a fiscalização do cumprimento das normas de segurança e da medicina do trabalho.
O Sindicato permanece atento para defender condições dignas de trabalho e os direitos da categoria.