Irresponsabilidade social: Ibama multa BB, BNB e Basa por financiarem desmatamento ilegal
20/03/2025
Notícias
A responsabilidade social deve guiar a atuação de qualquer banco no Brasil, principalmente se são bancos públicos a serviço do país. Por isso, é estarrecedora a notícia de que três destes bancos – Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB) e Banco da Amazônia (Basa) - foram multados em R$ 3,6 milhões pelo Ibama por ofertarem crédito a proprietários rurais acusados de desmatamento ilegal no cerrado.
A “Operação Caixa-Forte” foi deflagrada nesta quarta-feira, 19 de março, mirando instituições financeiras que financiaram, com crédito rural, fazendas embargadas por desmatamento ambiental. A prática vai contra as normas do Conselho Monetário Nacional e a legislação ambiental.
O funcionário do Banco do Brasil e secretário-geral do Sindicato, Rogério Tavares, destacou que o BB descumpre a Lei das Estatais e, cada vez mais, se afasta de sua função social. “Já temos denunciado o financiamento de desmatadores há tempos. Desde 2016, a turma que comanda a Área de Varejo do banco não tem nenhum compromisso com a função pública”, denunciou.
De acordo com a Folha, foram lavrados pelo menos dez autos de infração referentes a empréstimos feitos a sete proprietários rurais, donos de fazendas que somam 243 hectares de áreas embargadas. Além disso, os bancos ainda podem ser punidos pelo Banco Central do Brasil pelo descumprimento de regras financeiras.
“O papel dos bancos públicos é fundamental para o desenvolvimento do país, inclusive no financiamento à produção agropecuária. Porém, é necessário haver mais controle sobre a destinação do crédito. Não é possível que, em um governo que tem como uma de suas principais bandeiras o desenvolvimento sustentável, estas instituições financiem a destruição de biomas brasileiros”, criticou o presidente do Sindicato, Ramon Peres.
Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com ICL Notícias e informações Folhapress