Começa a 1ª Conferência Nacional de Aposentadas e Aposentados do Ramo Financeiro
02/07/2025
Notícias
A Contraf-CUT deu início, nesta quarta-feira, 2, à 1ª Conferência Nacional de Aposentadas e Aposentados do Ramo Financeiro, com apoio de federações e sindicatos de todo o país. O encontro, que acontece nos dias 2 e 3, marca um novo momento de organização e escuta da categoria que ajudou a construir o movimento sindical bancário brasileiro. O diretor de Assuntos dos Aposentados e presidente da Associação dos Bancários Aposentados e Pensionistas de BH (Abapbel), Antônio Guimarães (Magaiver), participa do evento
Na abertura, o secretário-geral da Contraf-CUT, Gustavo Tabatinga Jr, destacou a importância da iniciativa e da participação ativa dos aposentados. “É importante resgatar essa história, resgatar essa disposição de luta de vocês para nos ajudar nos dias de hoje. Os debates daqui estarão na 27º Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. De agora em diante, todos os anos que tivermos a conferência nacional, vamos realizar, antes, a dos aposentados”, afirmou.
O coordenador do Coletivo Nacional de Aposentadas e Aposentados da Contraf-CUT, Elias Jordão, celebrou a realização da conferência em nível nacional. “Nós já fazíamos este debate regionalmente. Esta é a primeira vez que nos reunimos nacionalmente, e isso ganha muita importância. Queremos fazer disso um hábito, para engrossarmos a luta da categoria”, disse.
O primeiro painel do dia contou com a participação de Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT e vice-presidenta da CUT, que fez uma análise de conjuntura destacando o protagonismo dos aposentados no movimento sindical atual e o papel dos sindicatos na defesa de direitos desse grupo etário.
O segundo painel foi dedicado ao tema da Previdência Social e contou com a participação de Ricardo Berzoini, ex-ministro dos governos Lula e Dilma e ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo e da CNB/CUT. Com sua ampla experiência no tema, Berzoini abordou os desafios atuais da Previdência pública e a importância de defendê-la diante das constantes tentativas de privatização.
Conferência Nacional Livre debate envelhecimento e democracia
A Contraf-CUT também sediou a Conferência Nacional Livre das Bancárias e dos Bancários Idosos e Aposentados, na manhã desta quarta-feira, 2, com o tema: “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”. O encontro debateu políticas públicas, inclusão, valorização e desafios enfrentados por aposentadas e aposentados no Brasil.
Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT