Após pressão, Santander suspende fechamento de agência de Itaúna

22/07/2025

Santander
Após pressão, Santander suspende fechamento de agência de Itaúna

Por meio de atos e publicações nas redes sociais, o Sindicato vem denunciando o fechamento de diversas agências do Santander, incluindo a única unidade do banco em Itaúna, cujo encerramento estava previsto para o dia 8 de agosto. Após a pressão exercida pela entidade, junto a trabalhadores e investidores, o banco anunciou, nesta segunda-feira, 21, a suspensão do fechamento.

Caso a agência fosse encerrada, clientes do banco em Itaúna teriam que passar a se deslocar cerca de 25 km para chegar à unidade mais próxima, que fica na cidade de Pará de Minas. Isto representaria um grande transtorno e, praticamente, inviabilizaria a manutenção das contas por quem precisa ser atendido presencialmente.

A decisão representa uma importante vitória para os trabalhadores e clientes, que são os principais prejudicados com o fechamento de agências. O encerramento dessas unidades causa impactos significativos: sobrecarrega os bancários, aumenta o tempo de espera por atendimento e dificulta o acesso aos serviços bancários.

"O Santander já fechou dezenas de agências em Belo Horizonte e região nos últimos anos, e a gente tem acompanhado de perto todas as consequências negativas desses fechamentos. Por isso, a suspensão do encerramento da agência de Itaúna, mesmo que 'por ora' conforme a Superintendência do banco, é uma vitória não só para os trabalhadores, mas também para a população, que vai continuar tendo acesso ao atendimento presencial, sem precisar se deslocar para outras cidades em busca de uma agência", destacou Paula Moreira, funcionária do Santander e diretora do Sindicato.

Outras notícias