Combate à informalidade deve fazer parte da pauta do Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho

27/07/2025

Notícias
Combate à informalidade deve fazer parte da pauta do Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho

Neste domingo, 27, é celebrado o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, data que marca a importância de medidas de segurança para reduzir os índices de acidentes e doenças ocupacionais. O momento também reforça que, ao assegurar ambientes de trabalho seguros, brasileiras e brasileiros têm mais qualidade de vida e bem-estar mental.

De acordo com informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em 2024, foram notificados 742,2 mil acidentes de trabalho no Brasil. O dado é elevado e demonstra que ainda são necessários mais investimentos na prevenção destes acidentes, por meio de medidas de segurança mais rigorosas e eficazes, além do treinamento adequado dos trabalhadores para lidar com situações de risco.

Na categoria bancária, os transtornos mentais já ultrapassaram as LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) como a principal causa de afastamentos. Ansiedade, depressão e síndrome de burnout têm crescido de forma significativa, refletindo o impacto emocional de uma gestão abusiva, com pressão por metas e sobrecarga de trabalho.

Aumento do trabalho informal

Após a reforma trabalhista, em 2017, cresceu o número de brasileiros em trabalhos informais. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2024, a taxa de informalidade alcançou 31,77%, o maior índice desde 2012. Além disso, as terceirizações também tem crescido no país, inclusive nos bancos, reduzindo os direitos dos trabalhadores.

O cenário da informalidade no Brasil pode aumentar os riscos de acidentes de trabalho, visto que os trabalhadores, geralmente, têm condições de trabalho precárias, falta de treinamento e ausência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Por isso, a redução do trabalho informal também é uma pauta importante para evitar os acidentes.

Live especial sobre prevenção de acidentes de trabalho

Na segunda-feira, 28, das 9h às 10h30, o Ministério do Trabalho e Emprego irá promover uma live para debater a prevenção dos acidentes de trabalho. O encontro terá como foco central a CIPA e SESMT, buscando fortalecer esses instrumentos fundamentais para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Clique aqui para acessar.

 

Outras notícias