Sindicato se mobiliza em defesa do Banco do Brasil e da soberania nacional
27/08/2025
Banco do Brasil
Bancárias e bancários de todo o país estão mobilizados, nesta quarta-feira, 27, para defender o Banco do Brasil dos ataques infundados feitos pela extrema-direita. A data foi definida na 27ª Conferência Nacional dos Bancários, que se encerrou no domingo, 24, e visa chamar atenção para a soberania nacional e a importância do banco público para o país.
Durante todo o dia, o Sindicato percorreu unidades do BB, em Belo Horizonte, para conversar com funcionárias e funcionários e distribuir um panfleto que denuncia as ações coordenadas de ataque à instituição. Nos últimos dias, atores políticos têm tentado instigar pânico na população e estimulam, inclusive, que retirem seus recursos do Banco do Brasil.
O Banco do Brasil tem uma história de mais de 200 anos e é, hoje, um dos três maiores bancos do país, sendo também um dos maiores do mundo. A sua solidez no mercado é comprovada pelos resultados ao longo de décadas, seus ativos, sua carteira de clientes e de crédito. Além disso, o BB é fundamental para a agricultura no país, sendo o principal financiador do agronegócio e da agricultura familiar, responsável por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros.
As mentiras espalhadas no intuito de prejudicar o Banco do Brasil falam de uma possível falência pelo corte das relações internacionais. Isso não é verdade, pois o BB não descumpriu qualquer legislação.
"Não podemos permitir que, para promover o caos e seus próprios interesses, pessoas antipatriotas ataquem uma instituição fundamental para o desenvolvimento do Brasil. O BB é forte e essencial. Temos que fazer a defesa dessa instituição bicentenária e importante para a agricultura do país", destacou Rogério Tavares, funcionário do Banco e secretário-geral do Sindicato.