Bancários do Bradesco realizam Assembleia sobre acordo de CCV nesta quinta, 18. Entenda como ela funciona
17/09/2025
Bradesco
Funcionárias e funcionários do Banco Bradesco, Bradesco Financiamentos, BBI e Bradescard realizam Assembleia virtual nesta quinta-feira, 18 de setembro, das 8h às 20h. Em pauta, está a aprovação da adesão do Sindicato ao Acordo Coletivo de Trabalho para estabelecer as condições de criação e funcionamento da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV). A votação ocorrerá por meio de link que estará disponível no site do Sindicato.
Veja aqui a minuta do acordo na íntegra.
Giovanni Alexandrino, funcionário do Bradesco e diretor de organização do Ramo Financeiro do Sindicato destaca que “estamos dando mais uma opção de ajuda às bancarias e aos bancários, criando uma conciliação entre empregado e empregador com a participação do Sindicato, que é o legítimo representante do trabalhador. Deixamos claro que os trabalhadores não são obrigados a aceitarem a proposta acordada na CCV e que os advogados do Sindicato estarão acompanhando todos os trâmites”.
Entenda, nas perguntas e respostas abaixo, como funciona a CCV
O que é CCV?
A Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) é um fórum extrajudicial que reúne trabalhador com algum questionamento trabalhista ou de natureza indenizatória trabalhista, e representantes do Sindicato e do banco.
Para que serve a CCV?
O objetivo da CCV é a resolução de pendências trabalhistas do contrato de trabalho, buscando entendimentos para eventual acordo.
Qual a vantagem da CCV?
O trabalhador que aciona a CCV não tem a necessidade de ingressar na Justiça – o que pode tornar muito mais rápido o processo de resolução da causa.
A CCV me impede de ingressar na Justiça do Trabalho?
O bancário que não aceitar a proposta de acordo via CCV poderá ingressar posteriormente na Justiça.
Sou obrigado a ingressar na CCV?
Não é. Apenas se julgar que existem reclamações/pedidos trabalhistas a serem feitos.
Uma vez recebida a proposta de valor na CCV, sou obrigado a aceita-la?
Não é obrigado. A comissão é voluntária para o bancário e para o banco também.
Depois de feito o acordo da CCV, em quantos dias o dinheiro será disponibilizado?
Em até dez dias úteis, o dinheiro acordado na CCV será disponibilizado ao trabalhador.
Quais pendências trabalhistas podem ser revolvidas na CCV?
Todas de natureza trabalhista e indenizatória, incluindo horas extras, valores do vale-transporte, casos de assédio, etc.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA E ESPECÍFICA DOS EMPREGADOS DO CONGLOMERADO BRADESCO
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Belo Horizonte e Região, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 17.218.165/0001-37, Registro sindical apontado no livro 003, página 014 do ano de 1941, neste ato representado por seu Presidente, Sr. Ramon Silva Rocha Peres, abaixo assinado, democraticamente eleito no último pleito, no uso de suas atribuições, convoca todos os empregados do Banco Bradesco S/A, Banco Bradesco Financiamentos S/A, Banco Bradesco BBI S/A e Banco Bradesco Bradescard S/A, sócios e não sócios, lotados na base territorial deste sindicato, para Assembleia Geral Extraordinária e Especifica que se realizará de forma remota/virtual durante o período de 08:00 horas até às 20:00 horas do dia 18 de setembro de 2025, na forma disposta no endereço eletrônico www.bancariosbh.org.br onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação acerca do seguinte ponto pauta: 01) Aprovação da adesão do Sindicato ao Acordo Coletivo de Trabalho para estabelecer as condições de criação e funcionamento da Comissão de Conciliação Voluntária – CCV, celebrado entre a CONTRAF e o Conglomerado Bradesco, com vigência de 01/09/2025 a 31/08/2027. Belo Horizonte, 17 de setembro de 2025. Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Belo Horizonte e Região. Ramon Silva Rocha Peres – Presidente