A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária é referência em todo o Brasil, por conter direitos importantes que vão além da legislação trabalhista e por incluir bancárias e bancários de todas as regiões brasileiras. Na Campanha Nacional de 2024, o movimento sindical conquistou avanços relevantes, incluindo o aumento real de 0,6% + INPC para o salário e demais verbas em 2025.
O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado até agosto foi de 5,05%. Com isso, as bancárias e os bancários terão, a partir de setembro, um reajuste de 5,68%. Esse aumento incide sobre o salário e todas as demais verbas, como a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), o vale-refeição e o vale-alimentação.
Além do aumento real, a categoria bancária reúne importantes conquistas históricas, como a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), a 13ª cesta-alimentação, o auxílio creche/babá e as licenças maternidade e paternidade ampliadas.
“A nossa CCT conta com quase 150 cláusulas, sendo que 85% delas garantem direitos superiores aos previstos na legislação trabalhista. Essas conquistas são fruto da mobilização da categoria e da atuação do movimento sindical. Por isso, é fundamental permanecermos unidos para avançar ainda mais", destacou Ramon Peres, presidente do Sindicato.
Relembre os principais avanços da CCT 2024-2026:
- Ênfase no combate ao assédio moral, sexual e outras formas de violência;
- Mulheres na tecnologia: 3.000 bolsas de capacitação em programação e 100 bolsas para programa intensivo para formação avançada;
- PCDs: abono de ausência para conserto e reparo de próteses;
- Compromisso com a igualdade salarial;
- Garantia de criação de Comitê de Crise em casos de desastres naturais e outras calamidades;
- LGTQIA+: repúdio à discriminação e garantia do uso do nome social.