O Plebiscito Popular chega à sua última semana de mobilização com mais de 1,5 milhão de votos registrados em todo o Brasil. A iniciativa busca ouvir a população sobre temas centrais para o futuro do país e fortalecer os espaços de participação e decisão popular. O prazo final de votação vai até 12 de outubro, próximo domingo.
Nesta reta final, as organizações chamam a população a intensificar a votação online. Clique aqui para participar!
Na semana passada, as entidades entregaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o resultado parcial da consulta popular, demonstrando a força da mobilização e o compromisso dos movimentos com o diálogo democrático. A entrega simbólica reforçou a importância de ampliar os canais de escuta da sociedade e de valorizar a opinião popular na formulação de políticas públicas.
Com a aprovação na Câmara dos Deputados, na semana passada, da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e do aumento da taxação para rendimentos acima de R$ 50 mil mensais, como forma de garantir justiça tributária, a mobilização agora segue em defesa do fim da escala 6x1 e da redução da jornada de trabalho sem redução salarial. A proposta, encaminhada pelo governo federal, ainda precisa ser aprovada no Senado antes da sanção presidencial para entrar em vigor.
“Foi um momento importante, na nossa luta que já vem sendo travada há muito tempo, trabalhando a necessidade de uma justiça tributária e também de discutir o mundo do trabalho, garantindo uma jornada digna para a classe trabalhadora”, afirmou Milton dos Santos Rezende, secretário nacional de Mobilização da CUT.
Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com CUT