Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher: um compromisso que deve ser coletivo

10/10/2025

Notícias
Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher: um compromisso que deve ser coletivo

Em 10 de outubro é celebrado o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. A data reforça a importância do engajamento de toda a sociedade na redução dos casos de violência contra a mulher, promovendo a equidade de gênero e exigindo o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência. 

A violência contra a mulher é definida como qualquer ação, baseada em gênero, realizada com o objetivo de causar dano ou sofrimento à mulher, seja ele físico, sexual ou psicológico. Essa violência pode ocorrer tanto no âmbito doméstico e privado quanto em espaços públicos, incluindo o ambiente de trabalho.

De acordo com uma pesquisa do Datafolha de 2024, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mais de 21 milhões de mulheres sofreram algum tipo de agressão no período de um ano no Brasil. O número representa 37,5% do total de brasileiras, demonstrando a urgência de medidas de mitigação da violência, incluindo o fortalecimento da proteção às vítimas e a aplicação de sanções mais rigorosas aos agressores.

Violência no mercado de trabalho

O assédio moral, sexual e a violência política são formas da violência contra a mulher que podem se manifestar no ambiente de trabalho. Em muitas situações, as trabalhadoras têm sua capacidade intelectual questionada, sendo submetidas a comportamentos discriminatórios que buscam deslegitimar suas decisões. 

Para ampliar a proteção às mulheres bancárias, na última Campanha Nacional, a categoria conquistou a inclusão de cláusulas que asseguram direitos específicos às trabalhadoras vítimas de violência doméstica na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Entre elas, destaca-se a possibilidade de solicitar realocação para outra unidade e o acesso a uma linha de crédito ou financiamento especial.

Projeto Basta presta apoio a bancárias vítimas de violência
 
A fim de prestar apoio às bancárias vítimas de violência, o Sindicato promove o "Projeto Basta!", que oferece atendimento jurídico humanizado, orientando as bancárias sobre a procura de canais e serviços públicos, bem como sobre questões como guarda dos filhos e outras possíveis dúvidas. A iniciativa acontece em parceria com a Faculdade Promove-Kennedy e a Faculdade Nova. 
 
Para serem atendidas, as bancárias podem entrar em contato com o Sindicato pelo telefone (31) 3279-7800 e falar com o Departamento Jurídico ou utilizar o serviço Fale Conosco (clique aqui para acessar) ou envie e-mail para fale_conosco@bancariosbh.org.br

Outras notícias