COE e Santander retomam negociação específica nesta quarta-feira, 12

11/08/2026

Santander
COE e Santander retomam negociação específica nesta quarta-feira, 12

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander se reúne com a direção do banco nesta quarta-feira, 12, para a quarta rodada de negociação específica da Campanha Nacional dos Bancários 2026. Desta vez, a pauta será concentrada nas cláusulas econômicas e sindicais do acordo coletivo.

Entre os principais pontos econômicos que serão debatidos, estão a criação de um auxílio mobilidade/combustível, com cartão para custear transporte, combustível e estacionamento; o custeio integral pelo banco das certificações e atualizações da Anbima; apoio financeiro para cursos de atualização, extensão, congressos e seminários; e a criação de uma bolsa de férias.

No bloco sindical, a representação dos trabalhadores reivindica acesso dos dirigentes sindicais liberados aos canais internos do banco, o fornecimento periódico de informações funcionais e a negociação prévia em processos de reorganização ou reestruturação que afetem coletivamente os empregados.

Também estarão em discussão a manutenção e o aprimoramento das regras de acesso aos locais de trabalho e aos empregados, inclusive em teletrabalho, além de mecanismos de incentivo à sindicalização e o fortalecimento do Comitê de Relações Trabalhistas como espaço permanente de diálogo entre o banco e as entidades sindicais.

Na terceira rodada, em 28 de julho, a COE cobrou avanços em temas relacionados à saúde, assistência médica, prevenção ao adoecimento, saúde mental, combate ao assédio e condições de trabalho. O banco apresentou algumas respostas, mas manteve impasses em reivindicações prioritárias. A expectativa é que o Santander apresente respostas concretas e avance na construção do novo acordo específico.


Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

Outras notícias