Outubro Rosa é sobre prevenção e autocuidado

08/10/2021

Notícias
Outubro Rosa é sobre prevenção e autocuidado

O Outubro Rosa é um movimento internacional que chama atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. O Sindicato sempre apoiou esta causa de conscientização e chama as bancárias a se informarem e conversarem sobre o tema para assegurar qualidade de vida e saúde a todas.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), O câncer de mama é o que mais atinge mulheres no Brasil após o câncer de pele, sendo cerca de 24,5% dos casos. E é também o que mais mata. Mas, com prevenção e diagnóstico, é possível melhorar muito esse quadro.

As causas e fatores de risco para o câncer de mama podem estar associados a agentes ambientais, comportamentais, histórico reprodutivo e hormonal, além de genéticos e hereditários.

Ainda segundo o Inca, cerca de 13% dos casos em 2020 no Brasil poderiam ter sido evitados com hábitos mais saudáveis. Entre eles, estão a prática de atividade física, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e a amamentação, que é um fator protetor e deve ser estimulada pelo maior tempo possível.

O diagnóstico precoce também é fundamental para garantir um tratamento mais eficaz. É recomendado que as mulheres olhem, apalpem e sintam suas mamas para que identifiquem alterações suspeitas. A mamografia a cada dois anos também é indicada para mulheres entre 50 e 69 anos, mas ela deve ser feita sempre que houver indicação médica, independente da idade.

Por isso, se cuida bancária!

#OutubroRosa

 

Outras notícias