Assembleia dos empregados da CAIXA diz SIM à proposta do Saúde Caixa

Assembleia dos empregados da CAIXA diz SIM à proposta do Saúde Caixa

Em Assembleia virtual realizada nesta quinta-feira, 28, e nesta sexta-feira, 29 de outubro, 73% das empregadas e empregados da CAIXA de BH e região aprovaram o novo acordo fechado com o banco sobre o Saúde Caixa. A deliberação foi sobre a proposta construída nas negociações com o banco, que mantém os princípios da solidariedade, do mutualismo e do pacto intergeracional. Por isso, as entidades representativas dos empregados indicaram a aprovação.

Uma das principais mudanças aprovadas no acordo foi a instituição de uma mensalidade sobre o 13º salário. Desde 2016, o plano apresentava consecutivos déficits, o que justificou a necessidade de maior arrecadação mensal para garantir a sustentabilidade do plano.

A intenção da CAIXA era aplicar a paridade contributiva no custeio, a cobrança individual da mensalidade, por faixa etária e renda. Uma grande conquista, também, foi assegurar a preservação dos princípios da solidariedade, mutualismo e o pacto intergeracional e a manutenção da cobrança por grupo familiar.

Para a empregada da CAIXA e diretora do Sindicato, Eliana Brasil, a aprovação da proposta mostra que as empregadas e os empregados, mais uma vez, buscaram garantir o melhor para todos na defesa dos seus direitos. “Com muita dificuldade nas negociações, nós conseguimos reverter a proposta da CAIXA e mantivemos a proporção de contribuição dos trabalhadores em 30%. A participação da CAIXA será limitada em 70% ou 6,5% da folha de pagamentos e proventos – o que for menor. A aprovação da proposta foi uma grande conquista”, destacou.

Acesse a minuta do acordo na íntegra clicando aqui.

 

Outras notícias