Na próxima quinta-feira, dia 5 de maio, ocorrerá, no Auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), o lançamento oficial do Observatório do Trabalho de Minas Gerais. O Observatório é fruto de uma parceria entre o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Fundação João Pinheiro (FJP), a Fundacentro e a Secretária de Estado do Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese).
O diretor do Sindicato Marco Aurélio Alves integra a diretoria regional do Dieese e o diretor da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Minas Gerais (Fetrafi-MG), Helberth Avila de Souza é coordenador estadual.
“Momento ímpar que coroa uma grande dedicação e contribuição do Escritório Regional do Dieese-MG, o Observatório do Trabalho é um instrumento de produção e disseminação de informações técnicas relevantes, de promoção e realização de análises sobre o mercado de trabalho e a situação do emprego no Estado de Minas Gerais”, afirmou Marco Aurélio Alves.
Para o diretor da Fetrafi- MG e coordenador estadual do Dieese, Helberth Avila de Souza, o observatório visa dar suporte à administração pública e aos atores do setor privado diretamente envolvidos na formulação, execução e monitoramento de ações e políticas de emprego, trabalho e renda. “Configura-se como uma plataforma que comporta um sistema integrado de informação e conhecimentos específicos sobre o mundo do trabalho, avançando para além da disponibilização de dados e indicadores quantitativos, e incorporando análises qualitativas”, afirmou.
Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região