Funcionárias e funcionários do BB recebem PLR nesta sexta, 1º de março

01/03/2024

Banco do Brasil
Funcionárias e funcionários do BB recebem PLR nesta sexta, 1º de março

O Banco do Brasil depositou, nesta sexta-feira, 1º de março, a parcela da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) referente ao semestre, com base nos resultados obtidos em 2023.

Após pedido de antecipação pelo movimento sindical, o pagamento está sendo realizado um dia após a distribuição de dividendos ou Juros sobre Capital Próprio (JCP) aos acionistas. Pela regra, o banco poderia pagar até 10 dias úteis após esta distribuição.

No BB, o cálculo do pagamento da PLR leva em conta o módulo Fenaban e o módulo BB. Pelo módulo Fenaban, o funcionário recebe 45% do salário paradigma definido no acordo, acrescido de parcela fixa. No módulo BB existe a distribuição linear de 4% do lucro do banco entre os funcionários, além da parcela variável.

Rogério Tavares, que é funcionário do BB, diretor do Sindicato e representante da Fetrafi-MG na Comissão de Empresa dos Funcionários (CEBB), destacou que a PLR é uma conquista do movimento sindical e o lucro é fruto do esforço e, muitas vezes, do sofrimento do funcionalismo. “Continuaremos na luta para melhorar a tabela de PLR, inclusive na esfera parlamentar, pois temos projeto no Congresso contra o pagamento de IR sobre a distribuição de lucros para trabalhadores”, afirmou.

Confira os valores da PLR do BB na tabela abaixo:

IR na PLR

O Sindicato sempre esteve mobilizado pela isenção do Imposto de Renda sobre a PLR. Já foram obtidos avanços, sendo o último em 2023, quando o governo Lula aumentou a faixa de isenção de R$ 6.677,55 para os atuais R$ 7.407,11, um reajuste de 10,93%. Saiba mais aqui.

Também tramita, no Congresso Nacional, um projeto de lei apoiado pelo movimento sindical bancário para estabelecer a isenção total. Leia aqui.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

 

Outras notícias