Bancários realizam Dia Nacional de Luta por saúde nesta quinta-feira, 1º de agosto

31/07/2024

Notícias
Bancários realizam Dia Nacional de Luta por saúde nesta quinta-feira, 1º de agosto

Bancárias e bancários de todo o Brasil realizam manifestações, nesta quinta-feira, 1º de agosto, por mais saúde para a categoria e o Sindicato promoverá um ato em Belo Horizonte. As ações ocorrem em resposta ao descaso dos bancos na última mesa da Campanha Nacional, em que negaram a relação entre cobranças abusivas e o adoecimento mental.

"Ainda na mesa, rebatemos as afirmações com dados da própria Organização Mundial de Saúde (OMS), entidade que afirma que as condições de trabalho podem afetar negativamente a saúde mental a exemplo do assédio moral que, infelizmente, é uma prática que todos nós reconhecemos que ocorre nos bancos. Por isso que, em 2022, inclusive, estabelecemos uma cláusula na CCT de combate a esta prática", pontuou a coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira, que também é presidenta da Contraf-CUT.

Não haverá tuitaço, mas a orientação é que, nas redes e nos grupos do WhatsApp, bancários e bancárias compartilhem conteúdos e usem sempre a hashtag #MenosMetasMaisSaúde, assim como o mote “Não adianta negar, saúde em 1º lugar”

“Dados da Consulta Nacional, da pesquisa que realizamos em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e estudos científicos mostram, claramente, que uma gestão e cobranças abusivas adoecem trabalhadores. Os bancos podem tentar negar, mas as bancárias e os bancários conhecem bem a realidade. É preciso deixar claro para toda a sociedade que nossa categoria não aguenta mais perder sua saúde física e mental por causa do trabalho”, denunciou Ramon Peres, presidente do Sindicato.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

 

Outras notícias