Assédio moral no Banco Inter: denunciar é fundamental para combater os abusos
02/01/2026
Banco Inter
O Sindicato atua, diariamente, para combater o assédio moral no Banco Inter e em todos os bancos. A denúncia por parte de funcionárias e funcionários é fundamental para que a entidade possa agir e cobrar a punição de assediadores que prejudicam o ambiente de trabalho e a saúde de bancárias e bancários.
Ao longo dos anos, diversos casos foram tratados e geraram, inclusive, o desligamento de pessoas que promoviam o assédio moral. Esta prática, muitas vezes, é naturalizada nas instituições bancárias e se incorpora nos modelos de gestão. Mas é preciso combatê-la e denunciá-la todos os dias.
O assédio moral se trata de uma conduta abusiva e prolongada em que gestores humilham, constrangem e desestabilizam trabalhadores emocionalmente. Por meio de uma ação sistemática e intencional, com palavras, gestos e comportamentos, os assediadores atacam a integridade psíquica dos funcionários e podem levar a consequências graves, como ansiedade, pânico, depressão e burnout (esgotamento profissional).
Entre os exemplos mais comuns, estão humilhações e críticas, exposição de trabalhadores a situações vexatórias, isolamento de funcionários ao ignorar ou excluir de reuniões, cobranças por metas inatingíveis e monitoramento excessivo.
“Se você está passando ou presenciando alguma forma de assédio moral, não fique calado. A denúncia é a principal arma dos trabalhadores e trabalhadoras para impedir que estes abusos se perpetuem nos bancos. O Sindicato está aqui para apoiar a categoria e conta com uma ferramenta específica para este tipo de denúncia, garantindo total sigilo do denunciante e com um prazo máximo para que o banco dê uma resposta”, explicou Liliam Diniz, funcionária do Banco Inter e diretora do Sindicato.
Em 2024, pela primeira vez, os bancos concordaram em incluir o termo “assédio moral” na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O documento, que prevê todos os direitos da categoria, tem cláusulas específicas sobre o tema, visando proteger trabalhadoras e trabalhadores e estabelecendo as regras para o tratamento destes casos. Por isso, exerça o seu direito e ajude a combater o assédio moral: para denunciar, preencha o formulário clicando aqui.