Plenária e Assembleia sobre as propostas dos bancos ocorrem entre 4 e 5 de setembro

02/09/2024

Notícias
Plenária e Assembleia sobre as propostas dos bancos ocorrem entre 4 e 5 de setembro

Bancárias e bancários realizam Assembleia virtual, entre as 20h de 4 de setembro e 20h de 5 de setembro, para avaliar as propostas arrancadas nas negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), com a CAIXA e o Banco do Brasil nas rodadas do último sábado, 31 de agosto. O Comando Nacional dos Bancários orienta a aprovação, tendo em vista a garantia de todos os direitos, aumento real por dois anos e avanços em diversas cláusulas. A votação ocorrerá por meio da plataforma bancarios.votabem.com.br

Para ver os textos das propostas na íntegra, clique aqui.

Uma Plenária para debater e esclarecer a categoria sobre as propostas também será realizada, no dia 4 de setembro, às 18h, por meio da plataforma Zoom. Para participar, basta enviar nome completo e CPF para o e-mail campanha2024@bancariosbh.org.br

O edital publicado anteriormente, no dia 29 de agosto, foi retificado para permitir a extensão do tempo de apreciação das propostas.

“Foram negociações muito difíceis com um dos setores mais gananciosos do nosso país. Os bancos queriam retirar direitos, propuseram reajustes abaixo da inflação e o fatiamento da nossa categoria. Fomos firmes e exigimos respeito, com aumento real para os trabalhadores, o que foi assegurado por dois anos. Por isso, defendemos a aprovação”, destacou Ramon Peres, presidente do Sindicato.

Convenção Coletiva de Trabalho

Nas cláusulas econômicas, a categoria terá reajuste de 4,64% nos salários e demais verbas, incluindo vales alimentação (VA), refeição (VR), auxílio creche/babá e PLR neste ano, para um INPC estimado de 3,91%, o que daria um ganho real de 0,7%. Para 2025, o aumento real será de 0,6% para salários e demais cláusulas econômicas.

O Comando conquistou, ainda, a antecipação da 13ª cesta alimentação para outubro e a antecipação da PLR será paga em setembro. Nas cláusulas sociais, haverá vários avanços, principalmente em relação às mulheres, pessoas com deficiência (PCDs) e LGBTQIAPN+.

Saiba tudo sobre a proposta aqui.

CAIXA – Os avanços no acordo específico com a CAIXA incluem fim da função por minuto; redução da jornada, sem redução de salário, para pais de PcD/TEA; incorporação da gratificação após dez anos na função; criação de GT para discutir fim do teto de gastos com a saúde dos empregados e a possibilidade de manutenção do plano pós-aposentadoria para contratados pós-2018. Veja mais detalhes aqui.

Banco do Brasil – Na proposta global do BB, houve importantes avanços na questão da gratificação dos caixas, expansão do teletrabalho, aumento do teto da PLR, ampliação do número de faixas na tabela de pontuação por mérito, cláusula que cria regra clara contra demissão imotivada de funcionários, entre vários outros pontos. Saiba mais aqui.

 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE BELO HORIZONTE E REGIÃO - SEEB-BH E REGIÃO, entidade Sindical de primeiro grau, inscrito no CNPJ sob o n.º 17.218.165/0001-37, Registro Sindical apontado no livro 003, página 014 do ano de 1941, neste ato representado por seu presidente, Sr. Ramon Silva Rocha Peres, democraticamente eleito no último pleito, fazendo uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social, retifica o Edital de Convocação de Assembleia Geral Extraordinária publicado em 29/08/2024, para CONVOCAR todos os trabalhadores bancários, sócios e não sócios, da base territorial deste sindicato, para a assembleia geral extraordinária que se realizará por meio de plenária a ser realizada às 18:00 horas (dezoito) horas de forma remota/virtual através da plataforma ZOOM, seguida de votação de forma remota/virtual das 20:00 (vinte) horas do dia 04 de setembro de 2024 (quarta-feira) até as 20:00 (vinte) horas do dia 05 de setembro de 2024 (quinta-feira), ambas na forma disposta no site www.bancariosbh.org.br onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação acerca do seguinte ponto de pauta: Deliberação sobre a proposta apresentada na mesa única de negociação por parte da Comissão de Bancos coordenada pela FENABAN para a renovação das Convenções Coletivas de Trabalho, bem como, sobre a proposta apresentada pelo Banco do Brasil para renovação dos seus Acordos Coletivos de Trabalho Aditivos e sobre a proposta apresentada pela Caixa Econômica Federal para renovação dos seus Acordos Coletivos de Trabalho Aditivos, sendo que, as propostas incluem desconto a ser feito nos salários dos empregados em razão da contratação a ser realizada (contribuição negocial). Belo Horizonte - MG, 02 de setembro de 2024. Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Belo Horizonte e Região – Ramon Silva Rocha Peres - Presidente.

 

Outras notícias