BB demonstra negligência com saúde do trabalhador ao demitir bancário por justa causa em MG

24/10/2024

Banco do Brasil
BB demonstra negligência com saúde do trabalhador ao demitir bancário por justa causa em MG

Uma demissão por justa causa de bancário do Banco do Brasil, em Conceição das Alagoas - da base do Sindicato de Uberaba, em Minas Gerais - no último dia 22, surpreendeu toda a categoria por se tratar de punição em decorrência de manifestação de opiniões na Agência de Notícias. Para o movimento sindical, trata-se de demissão arbitrária, considerando-se, entre outros fatos, o cerceamento de defesa.

Entre a data do último comentário incluído no processo e a efetivação do desligamento do funcionário, transcorreu um prazo inferior a um mês. Ao receber a interpelação, o funcionário solicitou que se detalhasse melhor onde estaria sendo infringido o Código de Ética e que suas manifestações fossem trazidas aos seus contextos. A resposta do banco se deu já com a aplicação da sanção disciplinar, o que impediu a apresentação de defesa adequada.

Adoecimento profissional

O bancário havia retornado de licença médica há aproximadamente três meses, com Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) emitida pelo Sindicato dos Bancários de Uberaba e Região na época do afastamento, tendo sido o adoecimento ocupacional reconhecido pelo INSS. Nas próprias manifestações trazidas no processo pelo BB nesta Gedip, há sinais claros de risco psicossocial para o trabalhador, o que por si só exigiria o acolhimento por parte do banco, acionamento de SESMT ou da Gestão de Pessoas. No entanto, a ação do banco ficou restrita ao aspecto disciplinar, resultando na punição.

As medidas judiciais já estão sendo tomadas pela assessoria jurídica do Sindicato dos Bancários de Uberaba, que está acompanhando o caso desde a comunicação do desligamento do bancário. O Sindicato de BH e Região presta sua solidariedade ao trabalhador e está atento a possíveis situações semelhantes em sua base.

Procure o Sindicato

Quando do recebimento de interpelação, pedido de informações e de Gedips, é fundamental que o bancário sindicalizado do BB procure, imediatamente, o Departamento Jurídico do Sindicato. Você pode entrar em contato pelos telefones (31) 3279-7839 / 3279-7845 ou comparecer à nossa sede (Rua dos Tamoios, 611 - Centro, Belo Horizonte - MG).

Da mesma forma, ao primeiro sinal de adoecimento causado pelo trabalho, é fundamental procurar o Departamento de Saúde do Sindicato, para acolhimento e demais providências, principalmente para a emissão de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Estas são medidas importantíssimas para a garantia dos direitos dos trabalhadores.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Sindicato dos Bancários de Uberaba e Região

 

 

Outras notícias