Movimento sindical irá debater com Itaú plano de saúde dos aposentados na segunda-feira, 13

08/01/2025

Itaú
Movimento sindical irá debater com Itaú plano de saúde dos aposentados na segunda-feira, 13

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reunirá com o banco, na segunda-feira, 13, para discutir saídas sustentáveis e humanas aos aposentados no plano de saúde do banco. 

Após cessar o período da manutenção da parcela de contribuição do banco, garantido pela Convenção Coletiva de Trabalho, o Itaú começou a impor aos trabalhadores e trabalhadoras, que se aposentaram, a migração do plano de quando estavam na ativa, de saúde familiar, para um plano individual e sem a contribuição do banco na mensalidade.

Outra questão que será debatida na reunião é sobre informações que justifiquem os valores hoje pagos pelos aposentados. Conforme a lei que regulamenta os planos de saúde privados no país (nº 9.656/98), o trabalhador pode manter o plano de saúde empresarial após 10 anos de contribuição, desde que assuma a mensalidade. Entretanto, apesar de reiterados pedidos do movimento sindical, o Itaú não revela quanto era sua contribuição no plano aos bancários quando estavam na ativa e tem cobrado valores de mercado.

Mobilizações

A atuação dos trabalhadores resultou em uma reunião no Ministério Público do Trabalho (MPT), envolvendo representantes do Itaú e dos aposentados, no dia 3 de dezembro. O encontro serviu para formular uma proposta do movimento sindical enviada ao banco no dia 19 de dezembro (clique aqui e veja as propostas).

Foi produzido um boletim que explica todos os detalhes da questão e apresenta a proposta das entidades representativas dos bancários.

“Nosso objetivo é de que já nessa primeira reunião com o banco, no dia 13 de janeiro, cheguemos a uma solução acordada entre as partes, antes mesmo da [nova] audiência no MPT. Ninguém quer deixar de pagar. Porém, o que pretende este grande movimento nacional é que seja estabelecida uma contribuição que não inviabilize a permanência no plano”, pontua Jair Alves, dirigente da Contraf-CUT e bancário do Itaú. 


Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT e SP Bancários

Outras notícias