Ministro do Trabalho recebe Comando Nacional e Fenaban para o lançamento do sistema de autorregulação dos bancários
19/02/2025
Notícias
Fotos: Matheus Itacaramby / MTE
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recebeu o Comando Nacional dos Bancários e a Comissão de Negociações dos Bancos em audiência, nesta quarta-feira, 19, sobre o sistema informatizado de Autorregulação Sindical do Setor Bancário, criado com base na Convenção Coletiva de Trabalho de Relações Sindicais da categoria. “A categoria bancária é sempre um dos faróis no campo da inovação na negociação coletiva”, afirmou o ministro.
“A Convenção Coletiva de Trabalho de Relações Sindicais vai ser operacionalizada através desse sistema”, explicou a presidenta da Contraf-CUT e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira. “A categoria bancária é a única do país que possui uma Convenção Coletiva com abrangência nacional. Graças às negociações, 85% das cláusulas garantem direitos acima dos estabelecidos nas leis trabalhistas. E isso beneficia os trabalhadores da categoria bancária”, completou.
O sistema foi criado para tornar ainda mais democráticas e acessíveis as cláusulas negociadas ao longo dos mais de 30 anos de Convenção Coletiva. A automação dos dados das 237 entidades sindicais que representam mais de 430 mil bancários do país, permitirá que, em tempo real, sejam identificados os representantes dos bancários de cada base sindical em todo território nacional.
Ganhos da campanha de 2024
Graças às negociações estabelecidas na Campanha Nacional dos Bancários 2024, R$ 86,5 bilhões serão injetados na economia do país até agosto de 2025. Deste total, R$ 12,7 bilhões correspondem ao reajuste de 4,64% sobre os salários, vales refeição e alimentação e PLR, obtido na campanha deste ano e com validade de renovação da CCT 2024-2026.
A autorregulação está prevista na CCT e consiste na possibilidade de autocomposição entre as partes, para estabelecer normas mais adequadas às especificidades da atuação sindical do setor. O Sistema de Autorregulação prevê, dentre outros aspectos, um site da autorregulação sindical bancária para dar acesso aos instrumentos convenção e acordos coletivos, pesquisas das entidades de representação sindical bancária e a lista das entidades que representam os trabalhadores e seus respectivos contatos.
A Contraf-CUT aproveitou a ocasião para convidar o ministro Luiz Marinho para participar da 113ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho (CIT) da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que ocorre em 10 de junho. O evento abordará o tema "Mulheres, Diversidade e Eventos Climáticos Extremos em Negociações Coletivas".
Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT