Este mês é celebrado o "Abril Verde", uma campanha dedicada a conscientizar sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A escolha do mês se deu, também, porque 28 de abril é Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, data que destaca a necessidade de que todos os empregadores assumam o compromisso de garantir ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.
Apenas em 2023, o Brasil registrou 499.955 acidentes de trabalho, segundo informações do sistema eSocial do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Por isso, é fundamental o desenvolvimento de mais políticas de prevenção e construção de ambientes de trabalho seguros, com avaliações regulares de riscos, capacitação dos trabalhadores, medidas preventivas e eliminação dos fatores de risco.
Saúde mental
Além dos acidentes que resultam em danos físicos, também é fundamental acender o alerta sobre ambientes de trabalho que podem causar adoecimento mental de trabalhadores. Dados do Ministério da Previdência Social demonstraram que, em 2024, cerca de 400 mil brasileiros foram afastados do trabalho devido a transtornos mentais.
Diante do cenário preocupante, em 2025, o MTE propôs importantes mudanças na Norma Regulamentadora 1 (NR-1), que estabelece as diretrizes gerais de segurança e saúde no trabalho no Brasil. As novas medidas abrangem questões relacionadas à saúde mental, com a inclusão dos riscos psicossociais ao Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), a gestão de riscos psicossociais e a prevenção de assédio e violência no local de trabalho.
A categoria bancária é uma das mais afetadas pelo adoecimento mental no trabalho. Diante de um ambiente com alta competitividade, excesso de metas e falta de reconhecimento, bancárias e bancários comumente desenvolvem depressão, ansiedade e Burnout. “A saúde mental é uma preocupação constante do movimento sindical bancário e lutamos, sempre, por melhores condições de trabalho para a categoria. Na Campanha Nacional 2024, tivemos importantes avanços em relação ao tema. O termo “assédio moral” está, pela primeira vez, explicitado na nossa Convenção Coletiva de Trabalho e os bancos se comprometeram a criar canais confidenciais para denúncias de quaisquer tipos de assédio”, explicou Valdenia Ferreira, diretora de Saúde do Sindicato, destacando também que negociações específicas sobre saúde são realizadas, durante todo o ano, entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
Mobilização - O Fórum Sindical realiza uma manifestação, na Praça Sete, em Belo Horizonte, em alusão ao Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. O ato, apoiado pelo Sindicato, terá concentração a partir das 10h de 28 de abril.
Conferência – Marcando a data, centrais sindicais também promovem, nesta segunda-feira, a 1ª Conferência Livre Nacional de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador, evento online que contará com a participação do Sindicato.
Audiência Pública – Ainda neste 28 de abril, será realizada uma Audiência Pública, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para debater a saúde mental e os riscos psicossociais dos trabalhadores diante das alterações da NR-1. A reunião acontecerá no Auditório José Alencar às 14h30.