Nos dias 4 e 5 de julho, ocorre a 27ª Conferência Estadual dos Bancários de Minas Gerais. O evento é organizado pela Fetrafi-MG e reunirá representantes dos bancários e das bancárias em Juiz de Fora. Representantes eleitos do Sindicato vão participar da Conferência.
O objetivo do encontro é definir coletivamente prioridades, estratégias e pautas que a categoria irá levar à frente neste ano e eleger representantes para as comissões temáticas e comissões de empresa e delegados para a Conferência Nacional dos Bancários e Bancárias. “As propostas da nossa conferência irão representar a voz e as reivindicações dos bancários do nosso estado no encontro nacional. Este é um momento crucial para fortalecermos nossa categoria e garantirmos melhores condições de trabalho, saúde e emprego” destaca Carlindo Dias (Abelha), presidente da Fetrafi-MG.
A abertura, na sexta-feira, dia 4 de julho, reunirá todos os presidentes dos sindicatos filiados à Federação. Em seguida haverá análise de conjuntura nacional e internacional e desafios da Campanha Nacional dos Bancários com a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira. Os painéis iniciam à tarde com a Mesa de Mulheres, com Letícia Delgado (Ex-secretária de Segurança de Juiz de Fora e Geiza Andrade (Assistente Social do Sintraf Zona da Mata e Sul de Minas).
Cronograma do 2° dia de Conferência
Já no dia 5 haverá mesas sobre Saúde, com Ana Paula Souza (Assistente Social do Cerest Juiz de Fora) e Taciara Scoton (psicóloga da Prefeitura de Juiz de Fora e do Sintraf Zona da Mata e Sul de Minas). A terceira mesa será sobre “Redes sociais e inteligência artificial”, com participação de Neiva Maria Ribeiro dos Santos, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Ao final de todos os painéis haverá debate.
A parte da tarde está reservada para debate e plenária da Campanha Negocial 2026 – Novos desafios. Neste momento haverá debate sobre desafios e organização do movimento, apresentação e votação de propostas, debate sobre as Comissões de Empresa (COEs) e comissões temáticas.
A Conferência termina com a eleição de delegados para a 27ª Conferência Nacional dos Bancários, para o encontro de bancos públicos e a indicação de representantes das comissões temáticas e comissões de empresas.
Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Fetrafi-MG