Direito seu! Auxílio creche/babá para filhos com deficiência ou TEA não tem limite de idade

23/07/2025

Notícias
Direito seu! Auxílio creche/babá para filhos com deficiência ou TEA não tem limite de idade

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) garante importantes conquistas para as bancárias e os bancários, embora algumas ainda sejam pouco conhecidas pelos trabalhadores. Um exemplo é a extensão do auxílio creche/babá para filhos com deficiência ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) sem limite de idade.

O auxílio creche/babá é uma garantia expressa na cláusula 17 da CCT e foi conquistado pela categoria em 1992. De acordo com a atual Convenção, os bancos devem reembolsar aos funcionários o pagamento de até R$ 659,67 por mês, por filho de até 71 meses de idade. A cláusula 18 amplia esse direito para pais e responsáveis de filhos com deficiência ou TEA, retirando a restrição de idade para o pagamento do auxílio.

A CCT garante que os reembolsos se estendem aos “empregados ou empregadas que tenham filhos com deficiência que exijam cuidados permanentes, sem limite de idade, desde que tal condição seja comprovada por declaração ou documentos médicos emitidos por instituições de saúde públicas ou, ainda, por médico pertencente a Convênio mantido pelo banco”.

Por isso, se este for o seu caso, usufrua deste direito!

Mais avanços

Outro exemplo de conquista para a categoria foi a redução, em outubro de 2024, da coparticipação de bancários do Bradesco para 15% (metade do valor original) nos pacotes de terapia para TEA.  Para utilizar o desconto, é necessário que o segurado informe na clínica responsável pelo tratamento que ela deve enquadrar as sessões como pacote de terapias TEA. Bancárias e bancários do Bradesco podem obter mais informações no Viva Bem 0800 701 1212.

“Esta medida é muito importante para facilitar o acesso ao tratamento e melhorar a qualidade de vida e a saúde destas famílias. Continuaremos lutando para que o banco credencie novas clinicas e profissionais habilitados para atender as pessoas com TEA”, destacou Giovanni Alexandrino, funcionário do Bradesco e diretor de Organização do Ramo Financeiro do Sindicato.

 

Outras notícias