Comando Nacional dos Bancários e Fenaban iniciam negociação específica sobre IA e novas tecnologias no dia 28
23/07/2025
Notícias
Os impactos da inteligência artificial (IA) no mundo do trabalho são inevitáveis. Por isso, na próxima segunda-feira, 28, o Comando Nacional dos Bancários dá início a uma nova mesa de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) focada em discutir novas Tecnologias, como a IA, e a atividade bancária. O objetivo é garantir a proteção aos trabalhadores neste cenário de mudanças.
Em março deste ano, a Febraban divulgou que 80% dos bancos já incorporaram a IA em suas operações: em 2024, os bancos brasileiros investiram R$ 42,3 bilhões em tecnologia e, em 2025, a expectativa é que esse volume aumente em 13% em relação, alcançando R$ 47,8 bilhões.
Já um estudo conduzido pela LCA 4Inteligence, considerando 435 ocupações no Brasil, destacou que 31,3 milhões trabalhadores serão afetados, em maior ou menor grau, pela IA. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o responsável pela pesquisa, Bruno Imaizumi, explicou que a maior probabilidade é que ocorra "transformação dos empregos", e não "automação total" na maioria das ocupações, pois elas ainda exigirão a intervenção humana.
Por outro lado, das mais de 31 milhões de vagas afetadas, 5,5 milhões correm o risco de sofrerem automatização completa, sendo 4 milhões relacionadas à ocupação de escriturário geral: profissionais que executam tarefas administrativas e que dão suporte em processos burocráticos.
“Nos últimos anos, temos discutido com os bancos essa movimentação, que aponta para um fortalecimento das áreas de TI nos bancos. Essa atuação do movimento sindical bancário gerou algumas conquistas importantes, em 2022, na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), como a mesa permanente ‘Negociação Nacional Bancária sobre Novas Tecnologias’ e o comprometimento dos bancos em investir na formação e requalificação de trabalhadores na área de TI, com destaque para bolsas de estudo exclusivas para mulheres”, explica Juvandia Moreira, coordenadora do Comando Nacional e presidenta da Contraf-CUT.
Veja a matéria completa da Contraf-CUT aqui.
Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT