Sindicato participa de mobilização em defesa da soberania nacional

04/08/2025

Notícias
Sindicato participa de mobilização em defesa da soberania nacional

O Sindicato participou, na última sexta-feira, 1º de agosto, da mobilização em defesa da soberania nacional promovida em Belo Horizonte. Atos tomaram as ruas de diversas cidades do Brasil e ecoaram a mensagem de um país que tem autonomia sobre suas decisões e que não vai aceitar a interferência de outras nações, com o mote “o Brasil é dos brasileiros”.

Na capital mineira, as atividades tiveram início logo pela manhã na Praça 7. Na Tenda da Democracia, houve panfletagem, diálogo com a população e urna aberta do Plebiscito Popular. A partir das 17h, o ato tomou forma e se encerrou com cortejo até a praça da Estação.

O presidente da CUT Minas, Jairo Nogueira, destacou a participação popular na manifestação. “Este é um ato muito importante de luta da população. É a luta pela soberania, contra o tarifaço, contra o PL da devastação, que está tentando liberar geral para a mineração. Contra a escala 6x1, que está detonando nossa juventude e a classe trabalhadora”, afirmou.

A justiça tributária e a redução da jornada de trabalho foram pontos principais de protesto. Trabalhadoras e trabalhadores pedem o fim da escala 6x1, adoção da escala 4x3 para dar mais qualidade de vida à população, além da isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, com taxação dos super-ricos.

“O Sindicato dos Bancários sempre fez parte dos movimentos populares que defendem um Brasil soberano e que ofereça dignidade para brasileiras e brasileiros. Queremos justiça social, desenvolvimento com distribuição de renda, tributação justa e direitos garantidos para os trabalhadores”, afirmou Ramon Peres, presidente do Sindicato.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com CUT Minas (Fernando Dutra e Maria Beatriz de Castro)

 

Outras notícias