Contraf-CUT repudia ação do Santander contra Sindicato de BH e denuncia prática antissindical
04/08/2025
Santander
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) manifesta total solidariedade ao Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Belo Horizonte e Região (Seeb-BH) diante da absurda investida judicial promovida pelo Banco Santander. A direção do banco acionou judicialmente o Sindicato por conta de manifestações legítimas realizadas em defesa dos direitos das bancárias e dos bancários.
Para a Contraf-CUT, trata-se de uma clara tentativa de intimidação e de uma prática antissindical grave, que precisa ser combatida com firmeza por todo o movimento sindical. A ação judicial individualizada, dirigida exclusivamente contra o Seeb-BH, escancara a perseguição e o objetivo de silenciar quem denuncia abusos e cobra responsabilidade da instituição.
De acordo com Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT, “é inadmissível que um banco multinacional, que lucra bilhões no Brasil todos os anos, utilize seu poder econômico para atacar uma entidade sindical que cumpre seu papel constitucional de representar os trabalhadores e denunciar injustiças. Isso é litigância de má-fé, perseguição e precisa ser tratado com a devida seriedade pelo Comando Nacional. O Santander ultrapassou todos os limites.”
A Contraf-CUT discute com a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander e com o Comando Nacional dos Bancários as medidas a serem adotadas diante desse ataque. A Confederação reforça que não aceitará retrocessos nem intimidações e seguirá firme na defesa da liberdade sindical e dos direitos da categoria bancária.