O Coletivo Nacional de Formação da Contraf-CUT realizou, na última quinta-feira, 11, um encontro para discutir o balanço das atividades de 2025 e preparar o calendário de atividades para 2026. Entre as ações em destaque, realizadas pelas entidades de várias partes do país, estão oficinas, seminários, cursos e até encontros mensais, relacionados a diversos temas, como política, economia, saúde, meio ambiente, novas tecnologias (incluindo inteligência artificial/IA), mídias sociais e oratória.
A Secretaria de Formação da Contraf-CUT também apresentou seu balanço, com destaque para a realização dos módulos I e II do Curso de Formação Sindical para Dirigentes que, neste ano, alcançou a marca de 600 participantes em 10 federações, de norte a sul do país.
"Estamos muito satisfeitos com os resultados desse ano, uma vez que a formação tem um papel essencial para a classe trabalhadora organizada, tanto no fortalecimento do conhecimento crítico de nossa história, quanto para adaptar os dirigentes às habilidades que hoje são necessárias às ações coletivas", observa Eliana Brasil, secretária de Formação da Contraf-CUT, ao lembrar que neste ano o curso de formação da Contraf-CUT chegou, pela primeira vez, à região Norte do país, com a realização do 1º módulo para os dirigentes do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO).
Planos para 2026
Para construir o calendário das atividades do próximo ano, o coletivo determinou, como lição de casa, que as federações realizem um levantamento interno das demandas pelos módulos I e II do Curso de Formação Sindical para Dirigentes.
O grupo propôs, ainda, a ampliação do Curso de Formação para Dirigentes Sindicais com a inclusão do módulo III, tendo como sugestão a este módulo os temas "ferramentas de IA para comunicação sindical" e "política partidária eleitoral". Por fim, o coletivo aprovou a retomada de oferta de cursos online em 2026.
A seguir, veja o calendário provisório das atividades presenciais para o primeiro semestre de 2026:

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT