Na tarde desta terça-feira, 23, a CAIXA realizou uma live informativa sobre o Acordo Coletivo (ACT) do Saúde Caixa, direcionada às bases que não aprovaram a proposta. A expectativa das empregadas e empregados era de que o banco apresentasse explicações sobre a atual situação do plano e informasse quais medidas serão tomadas nas bases que não aprovaram o ACT, como foi o caso de Belo Horizonte e região. No entanto, durante a live, a CAIXA não prestou nenhum tipo de esclarecimento sobre o assunto.
Desde o início de dezembro, o Sindicato vem cobrando esclarecimentos formais da CAIXA acerca da manutenção da condição de beneficiários do Saúde Caixa pelos empregados lotados na base de BH e região. No dia 9 de dezembro, a entidade enviou um oficio solicitando que o banco informe de maneira clara se há intenção ou orientação interna para promover o corte, cancelamento, suspensão ou limitação do plano e quais medidas estão sendo previstas pela empresa para garantir a continuidade da assistência à saúde desses empregados após o dia 31. Porém, o Sindicato não obteve resposta da CAIXA.
Veja o ofício na íntegra (clique aqui).
Diante da ausência de esclarecimentos concretos por parte do banco, empregadas e empregados seguem apreensivos quanto ao que pode ocorrer em relação à cobertura do Saúde Caixa a partir de 1° de janeiro de 2026.
"O Sindicato não aceitará qualquer tipo de retaliação por parte da CAIXA e exige uma resposta imediata do banco quanto à manutenção do plano de saúde para as empregadas e os empregados da nossa base. É inadmissível que a CAIXA tenha promovido essa live que, em vez de esclarecer dúvidas e tranquilizar os trabalhadores, apenas contribuiu para ampliar a insegurança e a incerteza", destacou Ramon Peres, presidente do Sindicato.