População se mobiliza, em 21 de março, por redução dos juros e democratização do CARF

17/03/2023

Notícias
População se mobiliza, em 21 de março, por redução dos juros e democratização do CARF

Trabalhadoras e trabalhadores de todo o Brasil realizam, no dia 21 de março, um grande dia de mobilização para reivindicar a queda da taxa básica de juros (Selic) praticada pelo Banco Central (BC) e a democratização do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (CARF). Em Belo Horizonte, o ato ocorre na Praça Sete a partir das 11h.

Atualmente, a Selic está em 13,75% ao ano, um patamar que impede o desenvolvimento e a geração de emprego e renda no país. Com juros tão elevados, o governo é obrigado a gastar mais com os pagamentos da dívida pública e tem menos para investir em áreas essenciais como saúde, educação, saneamento e infraestrutura por exemplo. Diante deste quadro, trabalhadoras e trabalhadores pedem a saída de Campos Neto da presidência do Banco Central.

Já o CARF é um órgão composto por representantes do governo, empresariado e trabalhadores, que julga os processos administrativos referentes a impostos, tributos e contribuições. Porém, hoje em dia, são os empresários que quase sempre acabam ganhando a disputa. A democratização do CARF é essencial para reduzir a sonegação e permitir que estes recursos sejam revertidos a políticas de crescimento e combate à desigualdade social.

A mobilização do dia 21 foi convocada pela CUT, demais centrais sindicais e os movimentos Povo Sem Medo e Frente Brasil Popular.

Participe! #JurosBaixosJá

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com CUT

 

Outras notícias