Lucros bilionários dos bancos em 2022 expõem abismo socioeconômico do país

05/06/2023

Notícias
Lucros bilionários dos bancos em 2022 expõem abismo socioeconômico do país

Privilegiados pelo sistema econômico brasileiro, mesmo em um cenário de crescimento restrito, os cinco maiores bancos do país obtiveram um lucro líquido, em 2022, de cerca de R$ 106,7 bilhões. É o que mostra o estudo “Desempenho dos bancos 2022”, elaborado pelo Dieese e publicado esta semana.

O estudo, conduzido pela economista Vivian Machado, da subseção do Dieese na Contraf-CUT, aponta que o montante acumulado pelos bancos se deu em cenário de manutenção da Selic, definida pelo Banco Central, em 13,75%. Com juros mais altos, contas a pagar ficam mais altas, o que dificulta o crescimento da economia, ou seja, “de um lado os bancos acumulam altos lucros, um aumento de 9,25% em relação a 2021, e de outro há um crescimento do endividamento das famílias”, afirma a economista.

Números do endividamento

 A parcela de famílias brasileiras com dívidas (em atraso ou não) chegou a 78,3% em abril deste ano, superior aos 77,7% de abril de 2022. As famílias inadimplentes de todas as classes sociais chegam ao índice de 29,1% e aqueles que não terão condição de pagar suas dívidas somaram 11,6%.  Do total de consumidores endividados, 86,8% têm dívidas no cartão de crédito e 9% com crédito pessoal. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a qual divulgou a pesquisa, este quadro de endividamento tende a aumentar nos próximos meses.

A roda da economia

Vivian Machado explica que os bancos ganham em diversas frentes, como as operações de crédito, títulos de valores mobiliários e com os recursos que têm parados no Banco Central e rendendo juros. “É um dinheiro que sai do bolso dos clientes e do governo, já que os bancos têm 30% dos títulos da dívida pública, e que poderia estar circulando na economia, no bolso do trabalhador, comprando mais, com indústria produzindo mais, gerando mais empregos, mais arrecadação, mais investimentos públicos”, afirma a economista.

Empregos

Enquanto bancos aumentam seus lucros, o emprego no sistema financeiro sofre uma transformação prejudicial aos trabalhadores. O que se tem visto é uma substituição de agências por unidades de negócios e agências digitais, que possuem menos pessoas trabalhando - em 2022, segundo os dados, 617 agências bancárias foram fechadas. Uma vez que a categoria bancária tem direitos garantidos e protegidos pela CCT, Vivian Machado ressalta que a atuação dos bancos caracteriza um ‘esvaziamento’ da categoria com o propósito de reduzir encargos com direitos.

Veja aqui a íntegra do levantamento do Dieese

 

Fonte: Sindicato dos Bancários BH e Região com Contraf-CUT

 

Outras notícias