Em live no Instagram, Sindicato chama categoria a pressionar os bancos

22/08/2024

Notícias
Em live no Instagram, Sindicato chama categoria a pressionar os bancos

Utilizando mais um formato de comunicação com a categoria nesta Campanha Nacional 2024, o Sindicato promoveu, nesta quinta-feira, 22, a partir das 18h30, uma live no Instagram. A rede é a mais acessada da entidade e tem o maior alcance entre bancárias e bancários de Belo Horizonte e região. Veja aqui na íntegra.

Na transmissão ao vivo, o presidente do Sindicato, Ramon Peres, falou sobre todos os passos da Campanha Nacional até a última rodada, que ocorreu nesta quarta-feira, 21, com foco nas cláusulas econômicas. “O que estamos vendo é uma total falta de respeito com a categoria, com bancárias e bancários que fazem com que os bancos alcancem os lucros que estão tendo todos os anos”, criticou.

Ramon explicou que o argumento da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para não oferecer aumento real é a concorrência - como cooperativas de crédito, fintechs e instituições de pagamento - que tira a lucratividade dos bancos. “Porém, a realidade é que os bancos, que representam 10% do setor financeiro, obtêm 71% do lucro total deste setor”, explicou Ramon, reforçando que o cenário econômico do país também está favorável.

O presidente do Sindicato também ressaltou que o Sindicato está mobilizado, há meses, para exigir valorização da categoria. Apenas nas duas últimas semanas, foram três dias de paralisações por proposta decente. “É essencial que a categoria se some a esta mobilização, aos atos, paralisações e ações virtuais para ampliarmos a pressão sobre os bancos nas próximas rodadas de negociação”, afirmou.

Banco do Brasil – O Secretário-Geral do Sindicato, Rogério Tavares, falou sobre a mesa específica com o Banco do Brasil que ocorreu neste 22 de agosto. Houve algumas devolutivas e avanços, como o compromisso de colocar vigilantes em todas as unidades, mesmo onde não há numerário, e anistia de horas negativas da Covid para todos que têm filhos PCDs. Os funcionários ainda cobram, porém, respostas sobre a gratificação dos caixas e o Performa por exemplo.

Santander – Wagner dos Santos, funcionário do Santander e diretor do Sindicato, falou sobre os ataques do Santander à categoria bancária e também aos seus clientes, com fechamento de agências, sobrecarga de trabalho, demissões arbitrárias, contratações fraudulentas que retiram direitos dos trabalhadores. Em protesto, nesta quinta-feira, 22, o Sindicato paralisou todas as agências do banco em BH até as 13h. Veja aqui.

 

Outras notícias