BDMG apresenta informações negociadas com a Cemig Saúde

21/03/2025

BDMG
BDMG apresenta informações negociadas com a Cemig Saúde

Nesta quinta-feira, 20, o Sindicato e o BDMG voltaram a debater a pauta específica 2024/2025 dos funcionários do banco. Na ocasião, foi retomado o debate sobre a mudança do plano de saúde dos empregados da autogestão da Desban para o Cemig Saúde. O banco apresentou o formato do Cemig Saúde-BDMG, afirmando ser um “produto” 100% novo e exclusivo para os funcionários do banco, sem qualquer vínculo com o plano dos trabalhadores da Cemig.

O Sindicato foi representado pelo seu presidente, Ramon Peres, pelos diretores Camila Rocha e Kennedy Santos, e pelo advogado Leilton Mendes Silva. O COREP foi representado pela sua presidenta, Flavia de Castro Mendes e por Maria Isabel Camargos, e Marcos Tadeu, representantes da Associação dos Funcionários do BDMG (AFBDMG). Representando o banco, participaram o vice-presidente, Antônio Claret, a superintendente de Gestão de Pessoas Virginia Salime, os gerentes de Relações Trabalhistas Francisco Ferreira e Kelly Cristina Esteves e a Superintendente Jurídica, Ana Rosa Garzon. Também foi convidada, pelo BDMG, a diretora superintendente da Desban, Juliana Rodrigues Chiari.

Segundo o BDMG, o “Plano Atenção Saúde Plus – Cemig Saúde” teria como objetivo mitigar a sinistralidade, com planejamentos individuais de cuidados, prevendo coberturas ambulatoriais, obstetrícia e apartamentos, além de urgência e emergências (nacionais). Teria, ainda, isenções de coparticipações em pronto atendimentos online e na Clínica Conexão Saúde (virtual e presencial). O plano também prevê descontos em farmácias e cobertura odontológica (plano superior), assim como atendimento em hospitais como Mater Dei e Felício Rocho.

Também de acordo com as informações repassadas pelo banco, o plano Família Plus é estadual com custo proporcional de “50% banco x 50% empregados”. Ele prevê coparticipações reduzidas e coberturas ampliadas, e a gestão financeira permanecerá com a Desban. De acordo com o contrato com o Cemig Saúde, o reajuste ocorrerá apenas uma vez ao ano com acompanhamento de auditoria independente.

Questionamentos

O Sindicato, o COREP e a AFBDMG ainda não estão convencidos de que o novo plano será melhor que o atual, visto que deixará de ser auto-gestão. Além disso, o banco disponibiliza apenas uma clínica, a Conexão Saúde, e há problemas identificados entre os funcionários da Cemig com o próprio plano de saúde.

O BDMG ficou de fazer uma campanha interna de comunicação para apresentar o formato do novo plano. Em seguida, o Sindicato irá discutir, avaliar opiniões e analisar, juridicamente, as condições oferecidas aos empregados e registradas na ANS.

Novas reuniões sobre esta questão serão agendadas posteriormente.

 

Outras notícias