Conselho de Usuários: representação dos empregados volta a cobrar melhorias no Saúde Caixa

28/03/2025

Notícias
Conselho de Usuários: representação dos empregados volta a cobrar melhorias no Saúde Caixa

O Conselho de Usuários do Saúde Caixa teve suas reuniões ordinárias retomadas nesta quarta-feira, 26, no Edifício Matriz II do banco em Brasília. No encontro presencial, o primeiro realizado depois da pandemia de covid-19, foram apresentados os números preliminares do resultado financeiro de 2024 e os conselheiros eleitos reforçaram a cobrança por medidas para melhorar o atendimento aos usuários do plano. A recorrência dos problemas e a falta de soluções têm gerado insatisfação entre os trabalhadores.

A reunião deu continuidade aos debates sobre estrutura adequada para as Gerências de Filiais de Gestão de Pessoas (Gipes), retorno dos comitês regionais de credenciamento e descredenciamento e fim dos aumentos das mensalidades. Para Chico Pugliesi, conselheiro eleito e coordenador da bancada dos trabalhadores no colegiado, “depois do que foi apresentado pelo banco, o Saúde Caixa mostrou-se viável e sustentável”. Segundo ele, os conselheiros não querem é que haja aumento nas contribuições pagas pelos usuários. 

Entre as mudanças necessárias para preservar a sustentabilidade do plano, a bancada de conselheiros eleitos defende o fim do teto estatutário, que limita a contribuição do banco em 6,5% de sua folha de pagamento, situação que contribui para o aumento das receitas. Chico Pugliesi também destacou que os conselheiros defendem a implementação de ações de prevenção e promoção da saúde e de mecanismos de acompanhamento e controle da rede credenciada.

Na reunião, os conselheiros eleitos ressaltaram o sucesso da campanha “Queremos Saúde, Caixa”, cujo abaixo-assinado com quase 24 mil assinaturas foi entregue aos vice-presidentes de Pessoas e de Redes de Varejo. A mobilização deve prosseguir, passando pela cobrança da derrubada do teto de custeio da CAIXA. Na reunião do Conselho de Usuários, a representação dos empregados denunciou que essa situação tem inviabilizado a permanência de muitos empregados no plano, aposentados, em sua maioria.

Novas negociações

Os conselheiros eleitos cobraram a apresentação dos dados contábeis e financeiros para verificação das informações constantes do relatório atuarial. Reivindicaram, também, que seja agendada uma reunião extraordinária para tratar dos números.

Leia a matéria completa no site da Fenae.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Fenae

Outras notícias