CUT e movimentos sociais realizam plenária por plebiscito popular nesta terça-feira, 8
08/04/2025
Notícias
Nesta terça-feira, 8, a CUT, em conjunto com outras centrais sindicais, movimentos populares, organizações de juventude, partidos políticos progressistas e entidades da sociedade civil, realiza a 1ª Plenária Nacional de Organização do Plebiscito Popular. A inciativa visa consultar a população sobre temas fundamentais ao Brasil e aos trabalhadores.
As principais propostas do plebiscito são: redução da jornada de trabalho sem redução salarial, o fim da escala 6×1 e a tributação justa, com isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000 por mês.
Para Milton dos Santos Rezende, o Miltinho, secretário nacional de Mobilização e Relação com Movimentos Sociais da CUT, o Plebiscito Popular 2025 é muito importante para mudar o país em relação aos temas de interesse das trabalhadoras e trabalhadores, como a exploração e a injustiça social.
O que é o Plebiscito Popular
O plebiscito é uma forma de consulta popular que acontece antes de uma lei ser constituída, de modo que o teor da lei a ser aprovada é definido pelo povo. O plebiscito é previsto no artigo 14 da Constituição e regulamentado pela Lei 9.709/98 e as questões tratadas em plebiscito podem ser de relevância nacional ou locais (estadual ou municipal).
Participação e inscrição
A 1ª Plenária Nacional de Organização/Mobilização do Plebiscito Popular ocorrerá nesta terça-feira, 8, às 18h30, via Zoom. Todos os interessados podem se inscrever para receber mais informações mediante o formulário online.
Além disso, no dia 10 de abril acontecerá o ato de Lançamento Nacional do Plebiscito Popular 2025. O evento será em São Paulo, às 18h30, na faculdade de direito da USP, no Largo São Francisco, no Centro.
Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com CUT