Trabalhadoras e trabalhadores vão às ruas neste 1º de Maio em BH

30/04/2025

Notícias
Trabalhadoras e trabalhadores vão às ruas neste 1º de Maio em BH

Nesta quinta-feira, 1º de maio, Dia da Trabalhadora e do Trabalhador, a CUT e outra centrais sindicais promovem um Ato Político Cultural, em Belo Horizonte, para celebrar conquistas e reforçar a união por mais avanços. A concentração terá início às 14h, na Praça da Independência, na avenida Afonso Pena, 951.

O Sindicato participa do ato, que seguirá, a partir das 15h, em direção ao Viaduto Santa Teresa. No local, serão promovidas diversas atividades e intervenções, com samba, blocos de carnaval, batalhas de rap e muita celebração da luta das trabalhadoras e dos trabalhadores do Brasil.

Em 2025, alguns temas se destacam entre as reivindicações unificadas, como a luta pela aprovação da isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil e a redução da jornada de trabalho com manutenção de salários, com o fim da escala 6x1. Nesta terça-feira, 29, após uma grande Marcha da Classe Trabalhadora, em Brasília, a pauta construída pelas centrais foi entregue ao presidente Lula (veja aqui).

Histórico de mobilização - A data do Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora remonta a um movimento grevista puxado por trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XIX. No Brasil, este dia também marcou importantes avanços para a classe trabalhadora, como a instituição do salário mínimo nacional, em 1º de maio de 1940, e a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), decretada em 1º de maio de 1943.

Participe da celebração do 1º de Maio em BH!

Local: Praça da Independência – Avenida Afonso Pena, 951 – Centro
Horário: concentração às 14h, saída às 15h

 

Outras notícias