Dia Nacional da Visibilidade Trans: por respeito e valorização da diversidade

29/01/2026

Notícias
Dia Nacional da Visibilidade Trans: por respeito e valorização da diversidade

29 de janeiro marca o Dia Nacional da Visibilidade Trans, uma data dedicada a dar visibilidade à luta por dignidade, respeito e igualdade da população trans. O mês de janeiro convida à reflexão sobre a importância de promover políticas públicas que garantam o acesso de pessoas trans à saúde, à educação, ao emprego e à geração de renda, destacando a necessidade de igualdade de oportunidades e de uma sociedade mais inclusiva.

A data é celebrada desde 2004, por iniciativa do Ministério da Saúde e movimentos trans, e nasceu junto à campanha "Travesti e Respeito", que destacou a importância de se discutir o tema. Essa campanha foi um marco na história do movimento contra a transfobia, cobrando mais respeito. 

Desde então, a população trans conquistou importantes avanços em relação à garantia de sua qualidade de vida e dignidade, como o Decreto 8.727/2016, que possibilitou a inclusão e a alteração do nome social em documentos e concursos públicos. Este direito também é garantido pela Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária, que assegura às pessoas transgênero o direito ao uso do nome social em crachás, endereço eletrônico e plataformas de reunião. 

No entanto, ainda é necessário avançar para garantir que a população trans possa viver com segurança e dignidade. O Brasil figura entre os países mais violentos para pessoas trans e travestis, o que evidencia a urgência de mudanças estruturais que promovam o respeito, a inclusão e a valorização da diversidade.

"Nesta data tão importante, o Sindicato reforça seu compromisso com a luta das pessoas trans e travestis por respeito e dignidade. Em 2026, teremos uma nova Campanha Nacional dos Bancários e vamos estar juntos na busca por mais direitos, igualdade de oportunidades e um ambiente de trabalho livre de discriminação", destacou Ramon Peres, presidente do Sindicato.

Outras notícias