Em reunião com a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da CAIXA, ocorrida na tarde desta segunda-feira, 2, o banco disse que a premiação do Super Caixa e os deltas da promoção por mérito devem ser pagos somente após a apuração do Resultado.Caixa, que deve ser concluída no final de março.
“O atraso no pagamento dos deltas causa prejuízo às empregadas e empregados que, caso seja mantida esta condição, ficarão três meses do ano sem receber os valores referentes à promoção a que têm direito”, observou o coordenador da CEE, Felipe Pacheco. “A única informação que pode ser considerada boa é que algumas injustiças do Super Caixa podem ser corrigidas. Mas não é possível que a apuração e estas correções levem três meses para serem realizadas”, completou.
A CAIXA alegou que trata o pagamento do primeiro e segundo deltas como um único programa e, por isso, o pagamento será efetuado no mesmo momento.
A empresa se disponibilizou a tratar situações pontuais levadas pelas entidades. A CEE orienta que os empregados que se sentirem prejudicados, seja por problemas de digitalização de contrato, indisponibilidade de sistemas ou algo similar, procurem seus sindicatos para que estes recebam as demandas e encaminhem à CAIXA para análise.
Negociação permanente
A CEE também cobrou que a CAIXA respeite o que diz o Acordo Coletivo de Trabalho dos empregados em sua cláusula 49, sobre negociação permanente: alterações que interfiram no cotidiano de trabalho do pessoal da CAIXA devem ser debatidas, previamente, com a representação dos trabalhadores. Os representantes dos empregados deram destaque para as mudanças da plataforma PJ, que não foram debatidas em mesa e têm gerado prejuízos para os trabalhadores.
A comissão também solicitou que seja realizada uma reunião de negociação presencial sobre o Saúde Caixa e que as reuniões para negociação permanente sejam realizadas com maior frequência, a fim de que haja mais tempo para debater cada tema. Em resposta, o banco se comprometeu a realizar uma nova reunião ainda em fevereiro e que o Saúde Caixa será tratado em reuniões simultâneas aos outros temas, uma vez que o ACT específico também fará parte da mesa de negociações neste ano.
Ao final do encontro, a CAIXA informou sobre a inclusão do convênio com a Total Pass no programa de saúde para os empregados, além do Weelhub, e de uma seção de nutricionista por mês para os trabalhadores.
Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT