Queremos aumento real! Sindicato promove Plenária sobre negociação das cláusulas econômicas

08/08/2024

Notícias
Queremos aumento real! Sindicato promove Plenária sobre negociação das cláusulas econômicas

Na noite desta quinta-feira, 8 de agosto, bancárias e bancários puderam debater sobre os rumos da Campanha Nacional 2024. A mesa sobre cláusulas econômicas ocorreu nesta quarta-feira, 7, e foi marcada pela falta de respostas concretas por parte da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Também foram discutidas, na Plenária, as últimas mesas com a CAIXA e o Banco do Brasil. Veja o vídeo na íntegra abaixo.

O presidente do Sindicato, Ramon Peres, que integra o Comando Nacional dos Bancários e participa das negociações, fez um panorama das mesas até aqui. Ele relatou que, em relação a igualdade de oportunidades e inclusão, os bancos se mostraram dispostos a avançar. Porém, as negociações travaram em temas como segurança bancária, adoecimento causado pelas metas e, na última rodada, as cláusulas econômicas.

“Os bancos falaram que estão passando dificuldades, que a concorrência das fintechs está fazendo com que a lucratividade diminua. Queria saber de onde a Fenaban tira essas informações. Ao apresentarem balanços maravilhosos aos acionistas, tudo está ótimo. Mas, ao sentarem na mesa com os trabalhadores, os bancos dizem que é difícil aumentar salários e vales dos funcionários. Que respeito vocês têm com os trabalhadores?”, criticou Ramon.

Bancárias e bancários querem reposição da inflação mais 5% de aumento real, PLR melhor e reajuste maior nos vales refeição e alimentação. “Na próxima rodada de negociação, queremos respeito com a categoria e uma proposta decente”, cobrou o presidente do Sindicato, lembrando também que um Dia Nacional de Mobilização já está marcado para a próxima segunda-feira, 12 de agosto.

Veja, aqui, mais informações sobre a mesa que tratou das cláusulas econômicas.

CAIXA

Eliana Brasil, diretora do Sindicato e da Contraf-CUT que participa das negociações com a CAIXA, explicou que a última mesa nesta quarta-feira, 7, tratou de pontos caros para empregadas e empregados.

Entre eles, a “substituição em cascata”, Bônus Caixa para todos e com mais transparência, pagamento correto da PLR Social e melhorias no Movimenta.Caixa em relação aos pedidos de transferência. Os trabalhadores também cobraram resposta sobre o que foi debatido até aqui. Saiba mais sobre a negociação.

Banco do Brasil

Sobre a rodada de negociação com o Banco do Brasil, também nesta quarta-feira, o Secretário-Geral do Sindicato, Rogério Tavares, que participa das negociações, explicou que a atual gestão do BB tem ouvido mais os trabalhadores, mas é preciso que o banco apresente soluções para as demandas apresentadas.

Entre as pautas da última mesa, estiveram: fim das metas abusivas e mesa permanente trimestral para avaliação; revogação do Performa, sobre o que o BB afirmou estar elaborando um novo plano de cargos e remuneração; solução para as questões dos caixas, supervisores de atendimento e gerentes de serviço; melhorias na GDP, que se tornou instrumento de punição; e fim do teto da PLR para cargos menores. Saiba mais aqui.

Assista à plenária:

 

 

Outras notícias