Bancários do Bradesco aprovam plano de ação em encontro nacional

22/08/2025

Bradesco
Bancários do Bradesco aprovam plano de ação em encontro nacional

Defesa do emprego, fim do fechamento de agências e melhorias no plano de saúde. Esses são alguns dos principais pontos da pauta de reivindicações específicas aprovada nesta sexta-feira, 22, durante o Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco. 

Na análise de conjuntura logo no início dos debates, a presidenta daContraf-CUT, Juvandia Moreira, destacou que o maior patrimônio do coletivo do Bradesco é a unidade para enfrentar fechamento de agências, demissões e os avanços tecnológicos com a Inteligência Artificial (IA) que ameaça o emprego do bancário.

Na mesma mesa, a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, Neiva Ribeiro, também destacou que os bancários devem assumir a responsabilidade de disputar as narrativas e ajudar a formar redes de diálogo para espalhar as boas ações a fim de desmentir as fake news que surgem a todo o momento. 

Inteligência artificial: o futuro das finanças já chegou

No painel sobre conjuntura do Sistema Financeiro Nacional e perspectivas para o futuro, o professor doutor Moisés Marques afirma que o banco do futuro que se falava há 13 anos já chegou e relembrou que nos anos 1993 havia 30 grandes bancos no país e hoje, apenas dez instituições concentram a maior parte do mercado, mas já não são as únicas protagonistas. Fintechs como PicPay Original e Nubank transformaram a lógica do sistema financeiro, sendo o Nubank a instituição financeira de maior valor de mercado da América Latina, operando com custos muito menores do que os bancos tradicionais e com uma carteira de 123 milhões de clientes.

Plano de reestruturação

O economista e técnico da subseção do Dieese na Contraf-CUT, Gustavo Cavarzan, apresentou o Plano Estratégico do Bradesco, reestruturação que o banco colocou em prática após fortes quedas no lucro entre 2019 e 2020 e na rentabilidade de 2021 a 2023.

O plano, iniciado em 2024 e com conclusão prevista para 2028, prevê mudanças graduais a cada trimestre ao longo dos próximos cinco anos. O objetivo é recuperar os resultados e reposicionar a instituição.

Para Erica de Oliveira, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE), esse é um momento importante em que há possibilidade de debater e ouvir as demandas dos bancários do Bradesco em todas as regiões e de definir como traçar as questões que são viáveis de serem levadas a debates a nível nacional. “Foi um dia muito rico de debate e interação com os colegas, os bancários do Bradesco das diversas federações ajudaram muito e foram responsáveis por esse belo encontro. Estamos muito satisfeitos e vamos juntos ampliar esses debates no âmbito da Conferência Nacional, foi um dia muito bacana para todos nós”, finalizou.

Plano de luta e ação

Como plano de luta, no final do encontro, os participantes definiram uma grande campanha de mídia que irão discutir e debater nas próximas semanas no âmbito da COE, já no plano de ação, a defesa do emprego, pelo fim do fechamento de agências, melhorias no plano de saúde do Bradesco, valorização dos últimos acordos relacionados à CCV e PPR que terão assembleias nas próximas semanas.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Contraf-CUT

Imagens

Outras notícias